terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Taller de Iconografia San Nicolás



Hoje é dia de São Nicolau de Mira, dito Taumaturgo, também conhecido como São Nicolau de Bari, é o santo padroeiro da Rússia, da Grécia e da Noruega. É o patrono dos guardas noturnos na Armênia e dos coroinhas na cidade de Bari, na Itália, onde estariam sepultados seus restos.

É aceite que São Nicolau, bispo de Mira, seja proveniente de Patara, na Ásia Menor (Turquia), onde teria nascido na segunda metade do século III, e falecido no dia 6 de dezembro de 342. (...) 
A ele foram atribuídos vários milagres, sendo daí proveniente sua popularidade em toda a Europa e sua designação como protetor dos marinheiros e comerciantes, santo casamenteiro e, principalmente, amigo das crianças. De São Nicolau, bispo de Mira (Lícia) no século IV, temos um grande número de relatos e histórias, mas é difícil distinguir as autênticas das abundantes lendas que germinaram sobre este santo muito popular, cuja imagem foi tardiamente relacionada e transformada no ícone do Natal, Papai Noel, um velhinho corado de barba branca, trazendo nas costas um saco cheio de presentes.
É tido como acolhedor com os pobres e principalmente com as crianças carentes, o primeiro santo da igreja a se preocupar com a educação e a moral tanto das crianças como de suas mães.

Hoje também o Atelie de Iconografia São Nicolau comemora aniversário:
De Adrogué, na província de Buenos Aires, Rep. Argentina, o Atelie é pertencente à Diocese de Lomas de Zamora e tem como diretora: Elena Storni.
Vemos aqui algumas amostras dos trabalhos realizados no Atelie:

La Anunciación - Elena Storni
"El icono es la representación de los dogmas, de las verdades divinas en forma visible para una lectura inmediata, es un lugar de encuentro con Dios, con la virgen y con los santos". - P. Luis Glinka ofm.












Informações:





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...