quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Grande ABC terá 1º Museu de Arte Sacra

Hoje, a Sagrada Família está classificada como ponto de interesse histórico e cultural do município, segundo o padre Jordélio Siles Ledo.

O público do Grande ABC ganha em 2012 seu primeiro Museu de Arte Sacra. O projeto está sendo erguido junto à tradicional Igreja Matriz Sagrada Família, localizada na Praça Cardeal Arcoverde, em São Caetano. Considerada de interesse histórico e cultural da cidade e prestes a completar 75 anos, a própria Matriz integrará o acervo.
Outro atrativo é que o visitante contornará toda a igreja, internamente, para percorrer os espaços do museu. Aliás, por locais que não se imaginava nem que existissem. Não haverá acesso à nave principal da matriz, de forma a não prejudicar a parte litúrgica. Do coro, por exemplo, será possível andar e contemplar a pintura da Sagrada Família, obra-prima dos irmãos italianos Pedro e Ulderico Gentili.
"É um trabalho bastante minucioso", explicou o padre Jordélio Siles Ledo, que veio da cidade baiana de Ibicoara, localizada na Chapada Diamantina, com um sonho na mala: construir um museu de arte sacra na paróquia que o recebeu há exatos quatro anos. "A fé acompanha o desenvolvimento humano", ressaltou.
E o sonho ganhou corpo, forma, pesquisas, visitas e virou projeto arquitetônico com o apoio de vários parceiros. Entre eles, a Fundação Pró-Memória de São Caetano, autarquia municipal que firmou protocolo de intenções com a matriz, em novembro, para a orientação técnica.

Para a historiadora especialista em Museologia da Fundação Pró-Memória, Monica Iafrate, toda contribuição para preservação e divulgação do patrimônio cultural da cidade é válido. "A igreja em si tem valor histórico, com sua arquitetura e pinturas, e deve ser visitada. O museu vem para agregar e cria vínculos entre o patrimônio e o público."
O Museu de Arte Sacra será batizado como Sagrada Família, mesmo nome da matriz. E o acervo já possui cerca de 200 imagens de Jesus, Maria e José, de vários tamanhos e cantos do País e do mundo, devidamente guardadas na cristaleira. "Tem até uma que veio da Bahia", disse Jordélio. A coleção está sendo construída pelas próprias pessoas, que doam ou acabam presenteando o padre. Há desde um pergaminho do Egito até escultura de Murano, em Veneza, na Itália.
O projeto do museu está estimado em R$ 800 mil.

Prédio está em construção em S.Caetano

O Museu de Arte Sacra Sagrada Família, em São Caetano, terá 80% de restauração. Os outros 20% correspondem ao prédio atualmente em construção, ao lado da Igreja Matriz, e por onde o visitante entrará para conhecer o acervo por meio de passarela que fará a ligação da edificação com a parte antiga.
O projeto arquitetônico é assinado por Bruno Guilherme e Kleber Alves. O anexo terá área útil de 450 m² - térreo e dois pavimentos. Na recepção do museu, será construída a Capela Sagrados Estigmas, congregação seguida pelo padre Jordélio Siles Ledo. O prédio contemplará ainda três salões de exposições.
Os profissionais idealizaram o projeto de forma a não mexer em nada da estrutura que já existe. Não haverá nenhum tipo de demolição nem alteração estética, mas sim recuperação do prédio e algumas adequações, como acessibilidade, que é exigência legal.
"O prédio anexo não encosta nem cinco centímetros no antigo. Todas as fachadas serão respeitadas", garantiu o arquiteto Guilherme. E foi além: "O nosso conceito de arquitetura não foi técnico, mas de valorização entre a arte e a fé, o moderno e o histórico."
O arquiteto reforçou que o maior acervo do museu é o prédio da Igreja Matriz, erguido em 1937. "Os padres idealizadores do projeto fizeram um trabalho perfeito. Hoje, a igreja é considerada monumento importante no Estado."
É parceiro na consultoria do acervo Cláudio Pastro, um dos mais renomados artistas sacros da atualidade.

Com acervo, intenção é buscar tombamento do templo religioso

Em 2012, a Matriz Sagrada Família, em São Caetano, completa 75 anos. Com a construção do Museu de Arte Sacra, a intenção é tombar a igreja como patrimônio histórico, cultural e artístico da cidade.
Hoje, a Sagrada Família está classificada como ponto de interesse histórico e cultural do município, segundo o padre Jordélio Siles Ledo. Não é só a arquitetura que chama a atenção, mas também as pinturas sacras assinadas pelos irmãos Gentili em 1943.
Na cúpula do altar-mor, Pedro desenhou Jesus Cristo e um cordeiro imolado. A cidade foi estilizada ao fundo. Na sequência, fez 14 cenas da caminhada de Cristo ao calvário.

Fonte: Portal Ibicoara

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...