quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Alunos de Escola de Arte Sacra produzem livro que conta história de Pirapora

Alunos_de_Escola_de_Arte_Sacra_produzem_livro_que_conta_histria_de_Pirapora

A história e as atrações de Pirapora do Bom Jesus foram contadas em um livro produzido pelos alunos da Escola de Arte Sacra em parceria com a Fundação Fênix. O projeto teve apoio da Prefeitura, por meio do secretário de Cultura, Márcio Camargo, do Governo Estadual e do Ministério da Cultura.

Além de voltar às origens históricas e religiosas da cidade, os alunos não esqueceram os pontos turísticos como a Serra do Japi, o Morro do Capuava, a Cruz do Século e o Caminho do Sol. As festas tradicionais como Corpus Christi, quando moradores montam tapetes nas ruas da cidade, o Carnaval e a festa do Padroeiro Bom Jesus foram lembradas pelos alunos, que também homenagearam o Samba de Roda, nascido em Pirapora.

Alunos_de_Escola_de_Arte_Sacra_produzem_livro_que_conta_histria_de_Pirapora_1As fotos e os textos do livro foram produzidos pelos próprios alunos sob a supervisão de Maria Aparecida Marques, representante técnica da Ong Fênix, Anderson Prado, professor de fotografia, Elisabete Marques, instrutora de informática e Patrício Cordeiro da Silva e José Aparecido da Silva Moraes, professores de escultura.

“Nas aulas de fotografia eu aprendi como bater foto e a deixar ela mais bonita, observar e ver os ângulos da foto e também aprendi a olhar as pessoas como fotógrafo”, diz Anderson Alves dos Santos, um dos alunos da Escola. Além das aulas de fotografia, Anderson participa de aulas de informática, escultura e desenho.

A Escola de Arte Sacra de Pirapora do Bom Jesus trabalha, desde 2011, a formação cultural de jovens da cidade. Os adolescentes recebem aulas de História de Arte, Ética e Cidadania, Inclusão digital, fotografia, desenho e técnicas de escultura.

Prêmio

A produção do livro é apenas mais uma vitória do grupo, que tem a frente os artistas plásticos Patrício e Cido. Após uma exposição no bairro do Bom Retiro, região central de São Paulo, no último dia 9 de dezembro, a Escola de Arte Sacra foi uma dos dez escolhidas para receber o prêmio “Cultura e Saúde nos pontos” patrocinado pelo Instituto Olga Kas. Em um universo de 301 pontos de cultura de todo o estado de São Paulo, a fundação premiou com R$ 1.000 as dez melhores iniciativas na área de cultura. “O prêmio ajuda para comprar o lanche das crianças”, disse Patrício.

Curso de Cerâmica nas férias

A Escola de Arte Sacra vai oferecer curso de cerâmica para crianças (a partir dos 8 anos), jovens e adultos. Para se inscrever nas aulas, que estão programadas para a metade de janeiro, os interessados devem procurar a professora Juliana Ramos, na sede da escola.

Fonte: Prefeitura Municipal de Pirapora de Bom Jesus
Prefeitura Municipal de Pirapora do Bom Jesus
End: Praça dos Poderes Municipais, 57 – Centro – CEP: 06550-000 – Telefone: 4131-9191

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...