sábado, 17 de dezembro de 2011

Fundação Catarinense de Cultura resgata imagem sacra furtada há 32 anos.

Divulgação/FCC 
 
O Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura, resgatou a imagem de São Miguel Arcanjo, furtada há 32 anos da Igreja Matriz de Biguaçu, na Grande Florianópolis. Com cerca de um metro de altura, em madeira policromada, havia desaparecido em 1979.  

O resgate da estátua, datada do século XVIII, só foi possível graças à denúncia feita pela FCC, através do Ateliê de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis (Atecor) junto ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), por quem a Polícia Federal foi acionada.
 
 A imagem iria a leilão em um antiquário do Shopping Cassino Atlântico, em Copacabana., no Rio de Janeiro. “Estamos acompanhando o processo, através do trabalho de nossa equipe que, incansável, nunca desistiu de resgatar esta imagem, patrimônio cultural do Estado”, disse o presidente da Fundação, Joceli de Souza. O dono antiquário onde ela foi encontrada afirmou ter recebido a obra em consignação. A PF investiga o caso.
A estátua deverá ser devolvida à comunidade Biguaçu ainda janeiro, tão logo haja o desembaraço burocrático do processo de resgate.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...