quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Arte de Bartolomé Murillo

Retrato de Bartolomé Murillo - Por Manuel Salvador Carmona

Bartolomé Esteban Perez Murillo (Sevilha, 31 de dezembro de 1617  Cádiz, 3 de abril de 1682) foi um pintor barroco espanhol.
Bartolomé Esteban Murillo é, quiçá, o pintor que melhor define o barroco espanhol. Nasceu em Sevilha, onde passou a maior parte da sua vida. O dia exacto do seu nascimento é-nos desconhecido, mas terá, provavelmente, nascido nos últimos dias do ano, já que foi batizado a 1 de Janeiro de 1618, na Igreja da Madalena. Era costume na Idade Moderna, baptizar as crianças somente alguns dias após o seu nascimento, como tal é normal que os especialistas façam tal afirmação.
O seu pai chamava-se Gaspar Esteban e era barbeiro. A sua mãe chamava-se Maria Pérez Murillo. Integravam uma família muito numerosa, sendo Murillo o filho número catorze. Mesmo assim, a situação econômica da família era boa. Porém, o seu pai morreu em 1627 e a sua mãe, poucos meses mais tarde. Assim, Murillo ficou ao cuidado da sua irmã Ana, que era casada com um barbeiro de nome Juan Agustín de Lagares. 
Murillo iniciou a sua aprendizagem artística com o seu (suposto) tio, Juan del Castillo. Del Castillo não era um artísta de primeira fila, mas, os seus trabalhos eram respeitados no ambiente artístico sevilhano.
São João Batista e o "Cordeiro", finais do século XVII.
Os primeiros quadros de Murillo eram muito influenciados pelo estilo do seu mestre, Del Castillo, como se pode apreciar no quadro A "Virgem do Rosário com São Domingos".
Em 1645 recebeu a sua primeira encomenda importante: treze quadros para um claustro do Convento de São Francisco, em Sevilha. Nestas obras demonstrou uma notável influência de Van Dyck, Ticiano e Peter Paul Rubens. Foi também neste ano que Murillo casou, a 26 de Fevereiro, com uma jovem sevilhana de 22 anos, Beatriz Cabrera y Villalobos, na famosa Igreja da Madalena. Durante os dezoito anos de duração do matrimônio tiveram uma ampla descendência: um total de nove filhos.
O êxito alcançado com as pinturas no claustro do Convento de São Francisco motivou o aumento do número de encomendas.
Madonna, Rijksmuseum, Amesterdan.
Porém, em 1649 a peste assolou Sevilha, tendo morrido quatro dos filhos de Esteban Murillo. Mesmo assim, as encomendas continuaram a bom ritmo.
Em 1658 Murillo mudou-se para Madrid, onde tomou contacto co a pintura flamenga e veneziana e, para além disso, conheceu Velázquez, Francisco de Zurbarán, Alonso Cano, entre outros artistas madrilhenos. Mas, no final do mesmo ano, voltou para a sua cidade natal.
As encomendas continuram e o reconhecimento aumentou. Tal contribuiu para que Murillo pudesse desfrutar de uma economia mais tranquila com propriedades e uma empregada. 
1660 foi um ano de grande importância para o pintor, tendo fundado a Academia de Desenho de Sevilha, em parceria com Francisco de Herrera el Mozo. Porém, três anos mais tarde, a sua mulher Beatriz faleceu devido ao seu último parto.
Em 1665, teve início o seu período mais produtivo, ou seja, o período em que recebeu mais encomendas. Neste ano, a fama alcançada por Murillo estendeu-se por todo o país, chegando à corte madrilhena, onde, segundo Palomino, o próprio rei Carlos II incentivou Murillo a estabelecer-se em Madrid.
Em 1681 mudou-se para a paróquia de Santa Cruz, onde recebe a sua última encomenda: vários retábulos da igreja do Convento de Santa Catalina de Cádiz. Quando trabalhava nesta encomenda, sofreu uma grave queda, que resultou na sua morte, alguns meses mais tarde, já no ano de 1682.
Em sua honra, os populares fizeram um enorme funeral. Para se ter ideia da sua fama, o seu caixão foi carregado por dois marquêses e quatro cavaleiros. Mesmo hoje, na actualidade, Murillo continua a ser muito conhecido.
Fonte: Wikipédia

Veja algumas de suas obras:
La Immaculada de Soult
Pintado: 1678. TAMANHO ORIGINAL: 222 x 118 cm.
Uma das últimas pinturas de Murillo é mostrado como um trabalho compacto e sólido, talvez um dos artista mais completo. Foi pintado em 1678 para o Hospital Venerável de Sevilha. A majestade da Virgem é justamente enfatizado pela densa atmosfera que o envolve, por sua vez, cheio de figuras de anjos e onde parece que o ar é de ouro. Esta pintura foi uma das obras apreendidas pelo marechal Soult, general de Napoleão. É por causa desse incidente o nome da Imagem. Em exposição no Museu do Louvre e voltou ao Prado em 1940. 

La Inmaculada de El Escorial
TAMANHO ORIGINAL: 222 x 118 cm

Outra imagem da Virgem Maria, de grandes dimensões, é de composição similar como o outro "triunfo" Imaculado de Murillo. O brilho exagerado do fundo em torno da figura de Maria influencia a intenção de representar a grandeza e vitória divina da Virgem. Os modelos de beleza que Murillo usado para todos os seus quadros com este tema não fez nada, mas aumentar a sua popularidade entre todas as as camadas da população, criando um verdadeiro artista "estrela".

La Inmaculada de la Media Luna
TAMANHO ORIGINAL: 206 X 144 cm.
Outro projetado Imaculada com a mesma composição estrutural, mas diferentes em expressividade personagem. Seu triunfo é exultante: o rosto é pálido, sua expressão e visão perdida parece encontrar seu Filho no céu. 

La Sagrada Familia del Pajarito
Pintura: 1650. TAMANHO ORIGINAL: 144 X 188 cm.
Pintura com influências de seus contemporâneos Zurbarán e Rivera. Representa uma cena doméstica tratada com uma doçura delicada, num ambiente familiar, assim, uma mistura do sagrado e do trivial. Se baseia na escola italiana, duas figuras opostas (Mãe e Pai) com iluminação sobre a figura da criança para chamar a atenção do espectador. 
La Virgen del Rosario
Pintura: 1950-1955. TAMANHO ORIGINAL: 164 x 120 cm.

Quase todos os documentos para a pintura de Murillo concentram neste trabalho, o ambiente úmido, a figura da criança linda, expressões piedosas e naturais, detalhes turva em seus perfis, a figura feminina... Transmite t
ranquilidade, paz, a devoção. Murillo é um especialista nisso.

El Buen Pastor
Pintura: 1660. TAMANHO ORIGINAL: 164 X 110 cm.

Murillo dominou magistralmente a anatomia e expressão das crianças, criando muitas obras com temas infantis. Neste caso, a paz e a serenidade que transmite a expressão da criança com o cordeiro é o resultado da intenção do pintor de transmitir a alegria que fornece crente de sua devoção.

7 comentários:

  1. Tenho um quadro desse pintado parece original e muito antigo e tem um carimbo que diz museu de madri

    ResponderExcluir
  2. Comprei numa feira em santa te reza Rio de janeiro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro, mande mais informações para o email: rodolfokhristianos@gmail.com

      Excluir
  3. Tenho um quadro desse me parecia original

    ResponderExcluir
  4. Tenho um quadro 0014 meninos jogando dados como faço pra saber se é original?

    ResponderExcluir
  5. Tenho um quadro 0014 meninos jogando dados como faço pra saber se é original?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, mande mais informações para o email: rodolfokhristianos@gmail.com

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...