sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Inepac cataloga obras de arte sacra de três regiões e pretende mapear todo o estado até 2014

Por Fabíola Gerbase

Explorar todo o território fluminense até 2014 é a meta ambiciosa do Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac), que planeja catalogar todas as obras de arte sacra do estado do Rio. A tarefa começou a se concretizar no último dia 29, quando foram lançados os dois primeiros volumes do catálogo do inventário, com o acervo de três regiões fluminenses: Norte, Noroeste e Baixadas Litorâneas. Pelo caminho, entre igrejas, capelas e antigas fazendas de 28 municípios, os pesquisadores do Inepac resgataram mais do que a memória de cerca de mil objetos e bens produzidos para a prática religiosa. Eles jogaram também luz sobre a presença de franciscanos, jesuítas e beneditinos no Estado do Rio.

- Começamos pelas regiões cujas coleções estavam mais desprotegidas. Uma surpresa foi o tamanho do acervo de Campos. Catalogamos cerca de 300 objetos lá. Também não esperávamos achar peças tão requintadas no Noroeste, em cidades como Lage do Muriaé e Itaocara, fundadas pelos capuchinhos - conta o museólogo Rafael Azevedo, coordenador do projeto e diretor do Departamento de Bens Móveis e Integrados do Inepac.

Com a conclusão dessa primeira parte do inventário, feita em sete meses de trabalho de campo, ele estima que 80% do acervo do interior do estado estejam catalogados. Regiões que ainda serão visitadas pela equipe, como a Costa Verde e a Serrana, possuem mais da metade das obras inventariadas em iniciativas anteriores. No momento, o instituto atua na área de Petrópolis. 

Fonte: http://oglobo.globo.com/rio/inepac-cataloga-obras-de-arte-sacra-de-tres-regioes-pretende-mapear-todo-estado-ate-2014-2742509#ixzz1fNgqyHy4 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...