Valdivo Pereira/Folha da Região - 22/12/2011 | |
Presente, sobretudo, em igrejas católicas, a arte sacra ultrapassa a finalidade religiosa para dar espaço à contemplação artística. Em Araçatuba, algumas igrejas podem ser consideradas verdadeiros museus, pela qualidade que suas obras possuem. Uma delas é o Santuário São João Batista e São Judas Tadeu, no qual foi instalado recentemente um conjunto de mosaicos de pastilhas de cerâmica.
O autor, o artista plástico mineiro Thiago Rabelo, fez, a pedido do padre, oito peças: dois painéis grandes que retratam São João e São Judas e ficam na fachada, o altar da Capela do Santíssimo, sobre o qual está outra peça com o rosto de Cristo (instalado no início desta semana), e quatro quadros menores, que ficam na parte administrativa interna.
Ele conta que, ao todo, levou cerca de quatro meses para finalizar os trabalhos. Os primeiros começaram a ser feitos em novembro de 2010, e os outros se estenderam ao longo de 2011. Antes de Araçatuba, o artista já possuía experiências em arte sacra. Há obras suas espalhadas em aproximadamente 15 igrejas no Espírito Santo (estado onde foi criado) e em Minas Gerais.
Rabelo, que teve criação católica, afirma que o conhecimento que já possuía da religião auxilia na confecção deste tipo de peça, mas seu intuito não é que elas sejam adoradas. "Penso que a arte sacra tem a função de fazer com que as pessoas reflitam sobre a vida dos santos, sobre as passagens bíblicas, e creio que isso estimula a oração. Mas não sou a favor de idolatrias", diz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário