domingo, 30 de novembro de 2014

Restauração da Catedral Basílica de Salvador terá deve durar 18 meses

por Daniela Pereira

Foto: Romildo de Jesus
Com acervo histórico considerado como um dos monumentos barrocos mais importantes do Centro Histórico da capital baiana, a Catedral Basílica de Salvador será restaurada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a partir do primeiro trimestre de 2015. A intervenção contemplará, principalmente, a execução de obras artísticas, com restauro dos bens integrados e das imagens de arte sacra. 
Na modalidade de Regime Diferenciado de Contratação Presencial, a licitação será realizada pela Superintendência do Iphan na Bahia no dia 10 de dezembro, para contratar empresa especializada em execução das obras de restauração do templo. 
Apesar de ainda não ter sido avisado sobre a reforma, o padre da Catedral, Lázaro Muniz, disse que as intervenções devem ter foco na restauração artística das capelas. “Temos cinco capelas em cada lado da igreja. Como já tivemos restauração da estrutura, esta agora será baseada no artístico, que ocupará todo o centro da igreja, principalmente a capela central, que está com obra parada há mais de quatro anos. De qualquer forma, ainda serão feitas algumas pequenas obras na estrutura da Catedral”, disse o padre. 
De acordo com informações divulgadas pelo Iphan, a intervenção contemplará a execução de obras de restauro dos bens integrados e das imagens de arte sacra, guardadas no interior da igreja, além de requalificar os espaços internos. Também serão feitos serviços para assegurar a conservação do monumento, a exemplo de reparos gerais na cobertura, instalações elétricas, impermeabilizações e tratamentos e pintura. O prazo máximo de execução dos serviços é de 18 meses, a partir da expedição da ordem de serviços, estimou o Iphan. As empresas interessadas podem acessar o edital e anexos gratuitamente através do site ou na Superintendência do Iphan na Bahia, das 9h às 12h e das 14h às 17h.
Construída em 1657, a Catedral Basílica de Salvador é um dos pontos turísticos mais visitados da cidade. “Recebemos em média de 80 a 100 pessoas por dia, sem contar os fiéis que participam das missas. Geralmente, em dezembro e janeiro este número dobra ou triplica por conta da quantidade de turistas na cidade”, explicou o padre.  
Tombada pelo Iphan como Patrimônio Cultural Nacional em 25 de maio de 1938, a Catedral Basílica é conhecida por ter um dos acervos mais preciosos do país. No templo há 13 altares, sendo os dois primeiros construídos em estilo renascentista maneirista, de 1650. A sua arquitetura foi claramente inspirada nas igrejas jesuítas de Portugal, guardando muita semelhança com aquela da cidade de Santarém. A fachada e todo seu interior são em mármore de Lioz, trazido de Portugal já cortado e esculpido, e aqui montado. O projeto arquitetônico é do irmão Francisco Dias, que chegou a Salvador em 1577. 
***
Estive lá em maio deste ano e pude o quão grandioso é este Templo, confira algumas fotos (arquivo pessoal):


Teto

Nave e altares laterais

Sacristia


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...