segunda-feira, 10 de novembro de 2014

1º Encontro dos Sineiros de Minas Gerais

Convite_FinalO Toque dos Sinos e o Ofício de Sineiro em Minas Gerais foram reconhecidos como Patrimônios Culturais Brasileiros em 2009, dando-se início, a partir de então, à elaboração de seu Plano de Salvaguarda. Para tanto, entre 2010 e 2013 foram realizadas reuniões com os sineiros dos nove municípios abrangidos pelo Registro – São João Del Rei, Tiradentes, Ouro Preto, Mariana, Catas Altas, Sabará, Congonhas, Diamantina e Serro – momento em que foram discutidas as principais demandas dos sineiros com vistas à salvaguarda de seu ofício e dessa forma de expressão.
Levantadas todas essas demandas, verificou-se que apesar das especificidades de cada cidade, existe uma série de questões em comum que aflige os sineiros, tais como a conservação dos sinos e das torres, os obstáculos à transmissão dos saberes relativos aos toques e à sua prática e as dificuldades de organização dos sineiros enquanto grupo. Assim sendo, com vistas a debater conjuntamente estas questões e elaborar, a partir daí, o Plano de Salvaguarda do Toque dos Sinos e do Ofício de Sineiro em Minas Gerais, será realizado, nos dias 15 e 16 de novembro de 2014, o I Encontro dos Sineiros de Minas Gerais, na cidade de São João Del Rei. Além da troca de experiências entre os sineiros e da sistematização do Plano de Salvaguarda, o Encontro objetiva também definir as ações prioritárias a serem desenvolvidas nos anos de 2015 e 2016, no âmbito da salvaguarda do Toque dos Sinos e do Ofício de Sineiro em Minas Gerais.
Foto: Thiago Morandi
Foto: Thiago Morandi
O Encontro é organizado pelo IPHAN e conta com apoio da Prefeitura de São João del-Rei, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer.
Serviço
O que: I Encontro Estadual de Sineiros de Minas Gerais
Quando: 15 e 16/11/2014
Onde: Academia de Letras é Praça Frei Orlando, 90 – Fundos – Largo de São Francisco – Centro – São João del-Rei – MG.
+Info: (31) 3322-2440
Conheça o toque “Senhora Morta”: http://goo.gl/OSE6Lv

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...