quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Câmara Municipal de Ferreira do Alentejo (Portugal) inaugura Núcleo de Arte Sacra


O Núcleo de Arte Sacra está instalado na antiga Igreja da Misericórdia, ocupando ainda parte das  instalações do antigo hospital. O imóvel que foi classificado Imóvel de Interesse Público, foi alvo de obras de conservação e restauro através do Programa Inalentejo e financiado em 85% por fundos comunitários. As obras devolveram a este importante imóvel parte das suas antigas caraterísticas, como as primitivas cores que evocam diferentes períodos de intervenção no próprio espaço, em diferentes épocas, desde o século XVI, XVII,  XVIII-XIX  ao século XX.

O núcleo é composto por três pisos : piso zero ou rés do chão, piso 1 e piso 2 de acesso à torre sineira.

O primeiro piso composto pela nave, altar mor,  antiga sacristia e sala paralela à nave da igreja, é dedicado, à ação religioso- espiritual desenvolvida pela Santa Casa da Misericórdia de Ferreira do Alentejo, desde o ano de 1516, altura em que recebeu o seu compromisso das mãos do rei D. Manuel I.

O segundo piso ocupa parte das antigas instalações do hospital civil da Misericórdia e é dedicado à atividade assistencial e hospitalar exercida em Ferreira do Alentejo desde o século XV até aos nossos dias.

Neste 2º piso podemos encontrar um gabinete técnico que é simultaneamente uma reserva visitável,  uma sala dedicada à atividade assistencial e hospitalar exercida em Ferreira do Alentejo desde o século XIV até aos nossos dias e o coro alto da igreja.  É também a partir deste piso que se acede à torre sineira.

Visite-nos no Largo José de Vilhena em Ferreira do Alentejo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...