sábado, 15 de novembro de 2014

Basílica Arquiabacial de São Sebastião: Um Monumento à Fé dos Baianos

 


 
frontispício da Basílica


Apesar de edificados ao longo de mais de quatro séculos e refletirem todas as tendências da sua época, os edifícios do Mosteiro e da Basílica possuem notável mérito arquitetônico e histórico. Situados no alto da montanha, Basílica e Mosteiro foram construídos fora dos muros da primitiva Cidade de Salvador.

O imponente e majestoso edifício da Basílica Arquiabacial de São Sebastião  tem sua origem numa pequena capela construída pelos Jesuítas, logo depois da fundação da cidade em 1549, no local onde antes havia uma aldeia indígena, posteriormente transferida por Thomé de Souza para um local mais afastado do centro da Cidade, através de um acordo com o cacíque da tribo, em 1553.

Nesta  capela já se venerava uma pequena imagem do glorioso e santo mártir Sebastião que, juntamente com dezenas de outros cristãos, foi vítima das violentas perseguições empreendidas pelo exército romano, no período de Diocleciano.

Ao chegarem à Bahia, em 1582, os monges beneditinos receberam como morada a pequena capela e o terreno. A partir de então, inicia-se a construção de uma igreja maior e do Mosteiro nos moldes beneditinos, conforme a tradição da arquitetura monástica.

Sendo a primeira igreja parcialmente destruída no período da invasão holandesa, 1624, dá-se início à edificação de um novo templo, seguindo o plano do monge arquiteto Frei Macário de São João. Com traçado neoclássico, a igreja foi sendo construída e, ao longo dos anos, sofreu a influência das diversas tendências e estilos.
           
Na Segunda metade do século XIX, foram acrescentadas à nave atual, a cúpula e a capela-mór. Já no século XX, 1982, a igreja do Mosteiro foi elevada a condição de Basílica Menor de São Sebastião pelo Papa João Paulo II.

Em 1994, os edifícios do Mosteiro e da Basílica foram submetidos a uma completa e criteriosa restauração, sendo novamente entregues aos monges e à população da Cidade com todo o seu esplendor e simplicidade.

No coração da Cidade de Salvador, a Basílica Arquiabacial é um espaço sagrado, propício à oração, estando aberta a maior parte do dia para acolher todos os que desejam participar da celebração eucarística, acompanhada pelos tradicionais cantos gregorianos, e, ao longo do dia, cantar os Salmos junto com os monges durante os diversos momentos de oração.

A igreja do Mosteiro também é um lugar onde se pode, diariamente, nos horários determinados, buscar o sacramento da Reconciliação e o aconselhamento espiritual. A Missa Conventual, às 10h da manhã de Domingo, é sempre celebrada com solenidade e com a participação de uma numerosa assembleia de fiéis.

 A Basílica é bastante procurada para a realização de celebrações especiais como casamentos e formaturas, devido à sua beleza, importância histórica, cultural e religiosa.



Conjunto do retábulo

Imagem de São Sebastião, titular da Basílica

Altar de São Mauro



 Jesus e o discípulo amado



 
 Anjos Guardiães

 
Cordeiro encimado 

Conjunto ornamental da Capela do Santíssimo Sacramento

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...