domingo, 2 de novembro de 2014

Novas cores da fachada da Igreja São José encantam os belo-horizontinos

Templo passa por processo de restauração que será concluído até domingo.

Igreja / Igreja Sao Jose tera sua fachada totalmente restaurada, de acordo com o projeto original, datado do ano de 1901
20141030114637336643i
Quem passa pela Avenida Afonso Pena, no Centro de BH, não deixa de se surpreender – e se encantar – com as novas cores da fachada da Igreja de São José. Até domingo, o serviço de restauro e recuperação estética dessa parte do templo estará concluído, trazendo de volta o desenho e tons originais (vermelho, laranja e cinza), seguindo à risca o projeto feito por Edgard Nascentes Coelho, em maio de 1901, quando a capital ainda se chamava Cidade de Minas. Neste fim de semana, a equipe do Grupo Oficina de Restauro termina também a obra de recuperação da capela da casa dos padres redentoristas, chamada de convento e localizada nos fundos da igreja.
”Estamos felizes com o resultado. Todo mundo fala da beleza das torres, portas e outros elementos, inclusive postando fotos nas redes sociais”, diz o vigário paroquial da São José, padre Flávio Campos. Ele explica que as obras deverão continuar em março. ”Estamos na temporada de chuvas e se torna perigoso o trabalho sobre andaimes. Além disso, vamos buscar recursos para terminar o serviço”, acrescenta o vigário. A intervenção foi aprovada pelo Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural de BH.
Recebendo a visita diária de cerca de 2 mil pessoas, a igreja teve seu interior restaurado de 2010 a 2013, com destaque para os elementos que recuperaram a luminosidade. As pinturas parietais – feitas diretamente nas paredes e teto, sobre o reboco, moda em BH no início do século 20 – consumiram dois anos, entre 1911 e 1912.
Considerado o maior conjunto desse tipo de ornamentos em igrejas de BH, o interior da matriz reúne uma variação de motivos religiosos e alguns pagãos: há figuras de 28 santos, de um lado os homens e do outro as mulheres; o patrono da matriz no alto do arco-cruzeiro, com a inscrição ”Rogai por nós”; os evangelistas; painéis mostrando José do Egito, que não tem nada a ver com o pai adotivo de Jesus, sendo vendido pelos irmãos e depois em sua volta triunfal; Nossa Senhora ao lado dos apóstolos; e até os símbolos do zodíaco, que, para os religiosos, representam constelações. Olhar minucioso sobre o espaço coberto pelas pinturas pode revelar figuras envoltas em mistérios, que desafiam historiadores e teólogos, como as três lebres perto da porta lateral. Por Gustavo Werneck
Fonte: em.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...