sábado, 8 de novembro de 2014

FAOP abre inscrições para o processo seletivo do Curso Técnico em Conservação e Restauro

A Fundação de Arte de Ouro Preto | FAOP torna público o edital para o processo seletivo do Curso Técnico em Conservação e Restauro para o primeiro semestre de 2015.



O Curso Técnico em Conservação e Restauro oferece 30 vagas preenchidas de acordo com a classificação dos aprovados. Os vinte primeiros colocados e matriculados ganham bolsa de estudos e não pagam a mensalidade já as demais vagas são pagas e possuem mensalidade de R$300,00. As aulas serão ministradas no período matutino e aos sábados, com possibilidade de aulas extras à tarde.

Com a finalidade de formar profissionais técnicos capacitados para analisar, diagnosticar e intervir em bens culturais móveis, o curso atua nas áreas de acervo de papel, escultura policromada e pintura de cavalete, possuindo grade curricular total de 1552 horas.

Reconhecido pelo Ministério da Educação | MEC, o curso, com 90% de seus alunos formados inseridos no mercado de trabalho, possui estrutura sólida e conta com ateliês equipados e um qualificado corpo docente que no processo de ensino aprendizagem alia a fundamentação teórica e o trabalho prático para a formação completa dos discentes.

No primeiro momento do curso, o aluno entra em contato com as teorias de História da Arte, disciplina essencial para a formação crítica-analítica dos alunos, pois estuda a arte e suas manifestações através do tempo, estabelecendo a sua periodização e salienta as suas características artísticas, fornecendo, assim, a capacidade de reflexão dos alunos sobre a obra a ser trabalhada, permitindo a análise de sua estética, seu estilo e sua importância histórico-social.

Outra disciplina essencial estudada neste primeiro momento do curso é o Barroco, principal manifestação artística praticada nas colônias portuguesas no século XVIII, sendo assim, uma estética prevalecente no acervo trabalhado nos ateliês do Núcleo de Conservação e Restauração.

No segundo momento do curso, o aluno adquire conhecimentos práticos de intervenções físicas e químicas nas peças e obras, como remoção de camadas de pintura, reintelamento, reforço de borda, ilusionismo de douramento com pontilhismo entre outros e inicia os trabalhos em simulados, aplicando os conhecimentos assimilados.

Dando suporte teórico para o processo de aprendizagem de intervenções nas obras, o curso conta com as disciplinas de Química Aplicada à Conservação e Restauração I e II, que introduzem os alunos ao estudo das substancias, da matéria e suas propriedades, das ligações químicas, das noções de química orgânica, dos sistemas de solventes e das reações químicas, dentre outras bases teóricas que proporcionam aos discentes o conhecimento das propriedades e a toxidade dos materiais usados nos procedimentos de restauração, capacitando-os para examinar a obra a ser restaurada, identificando os materiais e as técnicas necessárias para realizar a intervenção corretamente.

Após o processo de aprendizagem técnica, o aluno vai para a etapa final do curso, realizando intervenções em obras por meio de análise, estudo de caso e intervenção física e química. Com a realização desses processos na aprendizagem, o curso garante uma formação de técnicos restauradores de excelência.

As inscrições para o processo seletivo, no valor de R$50,00, acontecem pelo site da FAOP de 3 de novembro a 3 de dezembro. As provas serão realizadas no dia 6 de dezembro, sábado, das 9h às 12h em local a ser informado até o dia 4 de dezembro. Para se inscrever, os interessados devem ter concluído ou estar cursando o 2° ano do ensino médio.

O exame de seleção se realizará por meio de questões objetivas de língua portuguesa, química e pela elaboração de uma redação dissertativa, que são conhecimentos básicos necessários para ingressar no curso.


Fonte: FAOP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...