terça-feira, 14 de julho de 2015
XX Festival Internacional de Música Antiga e Barroca
Fogos de artifício, música e espetáculo.
Este ano, o Festival Internacional de Música Antiga e Barroca chega a Peñíscola, de 2 a 12 de agosto.
O castelo de Papa Luna acolherá seis dos 10 concertos deste ano, enquanto outros três serão realizados na igreja de Santa Maria e da praia norte de Peñíscola vai sediar o primeiro da série.
A Pirotecnia Thomas de Benicarló oferecerá o show piromusical intitulado "Obras de Georg Friedrich Händel", que vai abrir o festival.
Qualidade no programa do concerto do festival é o que define o primeiro e último grupo de performances desta emblemáica vigésima edição.
Durante a apresentação, em Peñíscola, Andres Martinez, afirmou que "investir em festivais como este deveriam receber grandes benefícios durante muito tempo".
Por sua parte, o diretor de Culturarts, José Luis Moreno, queria agradecer a colaboração entre o Conselho de Castellón, Peñíscola e Culturarts nesta edição que será em memória de Inmaculada Thomas, vice-diretora geral da CulturArts Music, que faleceu recentemente.
O conselho municipal está trabalhando com um investimento de 70.000 euros, o mesmo que no ano passado.
E é que, para o vice-provincial da Cultura, Vicent Sales, festivais como este são "o motor da economia de Castellón e toda a comunidade de Valência", especificou.
Em linha com as edições anteriores, o ciclo continua com a sua promoção de novos programas e a criação de novos públicos, oferecendo dois concertos gratuitos, com retirada prévia de convites.
ANIVERSÁRIO
Também nesta edição que comemora 500 anos do nascimento de Santa Teresa de Jesus.
Para comemorar este aniversário, duas obras do festival são dedicados a ela.
O primeiro será em 6 de agosto, com: "Oh beleza que excedéis", e no próximo, em 7 de agosto, com o espetáculo intitulado "Teresa de Ávila: misticismo e devoção para a música".
Os bilhetes vão custar 12 € e podem ser adquiridos no escritório de turismo de Peñíscola.
Além disso, o espectador pode comprar uma assinatura por 70 euros que lhe permite desfrutar de todos os eventos planejados.
Esta citação de Peñíscola tornou-se um dos ciclos mais especializados, aguardados e prestigiados neste gênero.
'Cuatroccento'
Após a fogos de artifício e show de música, em 3 de agosto às 22h30, terá lugar 'Cuatroccento' por Capella de Ministrers, outro clássico do festival, com música e dança do século XV, na Coroa de Aragão.
E em 4 de agosto, às 22:00, terá lugar o concerto do grupo de vento-metal e percussão Jove Banda Sinfônica da Federação das Sociedades de Música da Comunidade de Valencia (FSMCV), com danças européias dos séculos XVI e XVII.
A 05 de agosto será a vez de Lamentacions, por Nordic Voices às 22h30 no Castelo de Peñíscola.
Em 6 de agosto, às 21h00, na Igreja de Santa Maria terá lugar 'Oh beleza que excedéis!, Uma paisagem sonora da vida de Santa Teresa de Jesus.'
Em 7 de agosto, às 22:30, terá lugar no Castelo 'Teresa de Ávila: misticismo e devoção conjunto a música " a cargo de La Grande Chapelle.
O final do festival começará em 9 de agosto na igreja de santa Maria às 22h30, com 'El cant Partènope", por Al Ayre Espanhol, para retornar em 10 de agosto do Castillo las actuación às 22h30 de Iagoba Fanlo com 'Suites para violoncelo' de Johan Sebastian Bach.
O penúltimo concerto, no dia 11 de agosto de será na Igreja de Santa Maria às 22h30 por DeMusica Ensemble com 'O clarissima mater: conventos femeninos-Monjas compositoras'.
Concluirá o Festival a atuação de "La Dispersione" no dia 12 de agosto às 22:30 no Castelo, com "Uma viagem pela Europa à maneira de Charles Burney ".
Fonte: Musica Antigua
Para saber mais veja o site oficial do Festiva aqui
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário