O Museu Arquidiocesano de Arte Sacra do Rio de Janeiro abre, no dia 18 de julho, a exposição “36º Congresso Eucarístico Internacional: um grande ato de fé em terras cariocas”. Em comemoração aos 60 anos desta grande celebração, a mostra reunirá, além de obras de arte sacra, peças comemorativas, mobiliária, objetos litúrgicos, jóias e fotografias.
Solicitada pelo Eminentíssimo Cardeal Dom Orani Tempesta, a exposição tem o propósito de rememorar o congresso cuja origem, ainda no século XIX, nasce na ideia de salvar o mundo por meio da Eucaristia. Realizado na década de 55 em terras cariocas, foi o bairro do flamengo que serviu de cenário para o evento.
Na época, a enseada, muito diferente do que é hoje, foi aterrada para recepção dos fieis, em grande parte, jovens de diversas nações. Essa belíssima manifestação de fé teve como seu ponto culminante a consagração do Brasil ao Sagrado Coração de Jesus. Sob o arcebispado do Cardeal Dom Jaime de Barros Câmara e o secretariado geral de Dom Helder Câmara, o congresso mobilizou muita gente, beneficiando produções culturais e alimentando o povo brasileiro com a alegria de ser cristão católico.
E, neste sentimento, o MAAS convidado todo público a visitar suas instalações para contemplar a beleza da fé e do amor neste ano da Esperança.
Produção: MAAS
Abertura: 18 de julho, sábado, às 19 horas
Duração: de 18 de julho a 18 de outubro
Local: Museu Arquidiocesano de Arte Sacra (subsolo da Catedral Metropolitana do RJ)
Endereço: Av. Chile, 245. Centro. Rio de Janeiro. RJ.
Email: maas@catedral.com.br
Telefones: +55(21)2240-2669/2869 ou 2262-1797
Horários: quarta e sexta de 9 às 16 horas; sábados e domingos de 9 às 12 horas.
Ingresso: R$ 5, 00 (cinco reais) / meia para estudantes, pessoas com mais de 65 anos ou menos de 10 anos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário