O Museu de Arte Sacra foi reaberto em junho após ampla reforma (Foto: Ibram) |
A Igreja de Santa Rita, onde se localiza o Museu de Arte Sacra de Paraty/Ibram, volta a ser palco da festa de Santa Rita de Cássia, depois de seis anos. Em virtude das obras de restauração na Igreja, entregues no início de junho em cerimônia com a presença do ministro da Cultura, Juca Ferreira, nos últimos anos as comemorações ocorreram na Matriz de Nossa Senhora dos Remédios.
A tradicional festa é realizada em Paraty desde o século XVIII e faz parte do calendário litúrgico da comunidade. É um dos principais eventos paroquiais do município, juntamente com a Festa do Divino, a Festa da Padroeira Nossa Senhora dos Remédios e a Festa de Nossa Senhora do Rosário.
Para a festividade, a Igreja de Santa Rita recebe missas, ladainhas e solenidades dedicadas à Advogada das causas impossíveis, codinome dado a Santa Rita por seus fiéis e devotos. O Museu também permanece aberto para visitação nesses dias.
Em parceria com a Secretaria de Cultura do município, nos dias 17, 18 e 19, o Largo de Santa Rita será palco de atividades culturais, recreativas e esportivas. No domingo (19), estão previstas atividades e apresentações tradicionais, como a Dança das Fitas, Dança dos Velhos, Ciranda, leilão de prendas ao som da Banda Santa Cecília e queima de fogos.
Instituto Brasileiro de Museus (Ibram)
Fonte: Ministério da Cultura
Nenhum comentário:
Postar um comentário