A Catedral de Monreale, na Sicília, Itália, acaba de ser declarada "Patrimônio da Humanidade". Dom Michele Pennisi, arcebispo de Monreale expressou seu contentamento pelo "fato de a Catedral desta cidade ter sido inserida na "World Heritage List", da Unesco, como Patrimônio da Humanidade.
"Faço votos -diz ainda o arcebispo- que "neste templo de ouro" se continue a conjugar a atividade de culto com a acolhida dos peregrinos e turistas, em um clima de respeito. Espero que possa haver ainda uma sinergia entre a Arquidiocese, a Paróquia, a Prefeitura de Monreale e as outras instituições, a fim de que este importante bem cultural possa ser salvaguardado e valorizado".
Dom Pennisi deseja em sua nota que "a iniciativa da Semana da Musica Sacra de Monreale possa ser retomada, ao entrar em função seu órgão monumental, gravemente danificado durante o último temporal, cujos raios atingiram o pináculo da Catedral".
A Catedral de Monreale
Dom Pennisi deseja em sua nota que "a iniciativa da Semana da Musica Sacra de Monreale possa ser retomada, ao entrar em função seu órgão monumental, gravemente danificado durante o último temporal, cujos raios atingiram o pináculo da Catedral".
A Catedral de Monreale
A construção da Catedral de Monreale teve início a partir de 1174, por ordem de Guilherme II, é uma das mais importantes construções sacras da cultura normanda na Itália. A igreja é dedicada a Santa Maria Nova. Sua construção teve início a partir de 1174, por ordem de Guilherme II, da Sicília.
Conta a história que Guilherme dormias na sombra de uma árvore, no campo. Então, a Virgem Maria lhe apareceu, em sonho, dizendo: "Neste lugar onde dormes está escondido o maior tesouro do mundo. Escava-o e com ele constrói um templo em minha homenagem".
Tendo acordado, o Rei seguiu a recomendação da Virgem: escavou o local e ali encontrou um tesouro em moedas de ouro. Ele logo aplicou a fortuna encontrada na construção do santuário. Ele chamou para sua decoração mestres árabes, venezianos e bizantinos, especializados na técnica de mosaico e fez com eles cobrissem a abside e as paredes com painéis de excepcional valor artístico.
O exterior da Catedral
Conta a história que Guilherme dormias na sombra de uma árvore, no campo. Então, a Virgem Maria lhe apareceu, em sonho, dizendo: "Neste lugar onde dormes está escondido o maior tesouro do mundo. Escava-o e com ele constrói um templo em minha homenagem".
Tendo acordado, o Rei seguiu a recomendação da Virgem: escavou o local e ali encontrou um tesouro em moedas de ouro. Ele logo aplicou a fortuna encontrada na construção do santuário. Ele chamou para sua decoração mestres árabes, venezianos e bizantinos, especializados na técnica de mosaico e fez com eles cobrissem a abside e as paredes com painéis de excepcional valor artístico.
O exterior da Catedral
Sua fachada tem um pórtico renascentista com três grandes arcos. Ele foi acrescentado entre 1547 e 1569, por obra de Giovanni Domenico Gagini e Fazio Gagini, e oculta o frontispício primitivo, decorado com mosaicos, relevos e portas de bronze de Bonanno Pisano e Barisano de Trani.
Pelos lados erguem-se duas torres quadradas assimétricas, ladeando o frontão recuado, decorado com arcos entrelaçados em relevo.
O interior Catedral
O interior Catedral
Seu interior é amplo e divide-se em três naves, seguindo o esquema das basílicas católicas italianas, integrando características da arquitetura ortodoxa em áreas como o coro tripartido.
A colunata monolítica no interior é possivelmente originária de construções mais antigas, e suporta uma série de grandes arcos que separam as naves.
Os capitéis coríntios datam do período clássico e o teto tem caibramento aparente em madeira ricamente decorada.
Separada da nave por um transepto está a capela-mor, de forma absidal e teto em meia-cúpula, com uma janela única ao centro da parede de fundo e um altar-mor do século XVIII de Luigi Valadier, construído em metais preciosos.
A decoração interna possui característica notáveis: mosaicos policromos e dourados, cobrindo quase totalmente o interior. Possui um extraordinário efeito de conjunto, mostrando frisos geométricos, medalhões e diversas imagens de santos e anjos, com inscrições em grego e latim, e ilustram vários episódios da Bíblia.
O Cristo Pantocrator destaca-se na monumental capela-mor, com a Virgem e o Menino, santos e anjos abaixo.
A decoração interna possui característica notáveis: mosaicos policromos e dourados, cobrindo quase totalmente o interior. Possui um extraordinário efeito de conjunto, mostrando frisos geométricos, medalhões e diversas imagens de santos e anjos, com inscrições em grego e latim, e ilustram vários episódios da Bíblia.
O Cristo Pantocrator destaca-se na monumental capela-mor, com a Virgem e o Menino, santos e anjos abaixo.
O piso também merece atenção: trabalhado em mosaico de mármore e pórfiro, numa técnica conhecida como "opus alexandrinum", completado somente no século XVI.
No interior da Catedral encontra-se o sarcófago de Guilherme II, da mesma época da catedral, o da sua esposa e seus dois filhos, além de uma urna com relíquias ‘ex corporis' de São Luís IX, da França.
Nos séculos XVII e XVIII foram acrescentadas duas capelas barrocas, embora mais tarde tenham sido isoladas do corpo da igreja. O coro foi parcialmente destruído por um incêndio em 1811, danificando os mosaicos, os órgãos e o forro, reconstruídos poucos anos após, embora com técnica e gosto bastante inferiores aos originais.
Claustro
No interior da Catedral encontra-se o sarcófago de Guilherme II, da mesma época da catedral, o da sua esposa e seus dois filhos, além de uma urna com relíquias ‘ex corporis' de São Luís IX, da França.
Nos séculos XVII e XVIII foram acrescentadas duas capelas barrocas, embora mais tarde tenham sido isoladas do corpo da igreja. O coro foi parcialmente destruído por um incêndio em 1811, danificando os mosaicos, os órgãos e o forro, reconstruídos poucos anos após, embora com técnica e gosto bastante inferiores aos originais.
Claustro
Ao lado da Catedral estão o Palácio Arquiepiscopal e o Mosteiro Beneditino, rodeados de uma grande muralha e torres. O complexo sofreu profundas remodelações, restando pouco da arquitetura normanda primitiva, salvo alguns torreões e o belo claustro, um dos mais significativos da Itália por suas dimensões e rica decoração de mosaicos e colunas duplas, cujos capitéis são todos diferentes entre si. (JSG)
Da Redação Gaudium Press e com informações Rádio Vaticano)
Da Redação Gaudium Press e com informações Rádio Vaticano)
Fonte: Gaudium Press
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Veja algumas fotos da bela Catedral:
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Acesse o Site Oficial da Catedral: Cattedrale di Monreale
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