O Museu funciona no horário de 9h as 17hs
Créditos: Ascom
Nesta quinta-feira (16) é comemorado o dia de Nossa Senhora do Carmo pela comunidade católica. Para marcar a ocasião o Museu de Arte Sacra de Teresina Dom Paulo Libório está expondo uma imagem da santa esculpida em madeira policromada, que data do século XVII.
A peça tem aproximadamente 80 cm e que é uma das maiores e mais antigas do acervo do museu. A devoção a Nossa Senhora do Carmo teria iniciado no século XIII, a partir de um grupo de eremitas, chamados de “carmelitas” que viviam no monte Carmelo, na Palestina. Eles construíram uma pequena capela dedicada a Nossa Senhora que mais tarde passou a se chamar de Nossa Senhora do Carmo ou Nossa Senhora do Carmelo.
O escapulário, um acessório muito usado por católicos, está ligado à devoção de Nossa Senhora do Carmo, pois segundo a tradição ele foi entregue a São Simão em uma aparição de Nossa Senhora ao então carmelita. A palavra escapulário vem do latim escápula e significa armadura, proteção.
A imagem de Nossa Senhora do Carmo ficará em exposição durante todo mês de julho, no Museu, que funciona no horário de 9h as 17hs. O visitante paga apenas uma taxa de R$ 1,OO. O Museu de Arte Sacra Dom Paulo Libório está localizado na Rua Olavo Bilac, nº 1481, Centro Sul. É uma instituição mantida pela Prefeitura Municipal de Teresina, através da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves e possui um acervo de aproximadamente mil objetos artísticos e religiosos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário