sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

SISEM-SP e Museu de Arte Sacra levam exposição de presépios a Itanhaém

O Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), instância ligada à Secretaria de Estado da Cultura, em parceria com o Museu de Arte Sacra de São Paulo e a Prefeitura de Itanhaém, realiza, a partir de 17 de dezembro (terça-feira), no Espaço Gabinete de Leitura, uma exposição de presépios.
 
Com nove trabalhos do século 20, selecionados do acervo do Museu de Arte Sacra de São Paulo, a mostra será composta por obras produzidas por artistas nacionais e internacionais. A ideia é apresentar como as pessoas, de diferentes lugares, se expressam com a mesma temática: o presépio. 
 
Aberta à comunidade e com entrada gratuita, a exposição ficará em cartaz até 6 de janeiro (Dia de Reis), de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, o Espaço Gabinete de Leitura está localizado na Rua Carlos Botelho, nº 149 – Centro. Outras informações pelo telefone (13) 3427-7981 ou no site www.sisemsp.org.br .
 
Recadastramento do mailing
 
Para atingir, com maior abrangência, o público interessado na área museológica, o Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), recadastrará os contatos do seu mailing até o dia 20 de dezembro de 2013. A lista é uma ferramenta importante para garantir a divulgação das ações desenvolvidas em todo o Estado, por meio de parcerias com Organizações Sociais de Culturas e equipamentos museológicos e culturais da capital e do interior, entre elas palestras, oficinas e exposições. Os interessados em cadastrar ou atualizar seu contato, basta preencher o formulário disponível no site: www.sisemsp.org.br
 
Sistema Estadual de Museus
 
O Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP) congrega e articula os museus do Estado de São Paulo, com o objetivo de promover a qualificação e o fortalecimento institucional em favor da preservação, pesquisa e difusão do acervo museológico paulista. Em mapeamento realizado em 2010, foram listadas 415 instituições museológicas, públicas e privadas, em 190 municípios paulistas. O SISEM-SP se estrutura em torno das premissas de parceria e responsabilidade compartilhada, em que as ações previstas para cada região são concebidas levando-se em conta o contexto, as demandas e as potencialidades locais. É coordenado pela Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico da Secretaria de Estado da Cultura (UPPM/SEC), tendo como instância organizacional o Grupo Técnico de Coordenação do Sistema Estadual de Museus (GTC SISEM-SP). Para saber mais acesse: www.sisemsp.org.br
 
Museu de Arte Sacra de São Paulo
 
O Museu de Arte Sacra de São Paulo é fruto de um convênio celebrado entre o Governo do Estado e a Mitra Arquidiocesana de São Paulo, em 28 de outubro de 1969 e sua instalação data de 28 de junho de 1970. A partir desta data, o museu passou a ocupar a ala esquerda térrea do Mosteiro de Nossa Senhora da Imaculada Conceição da Luz e a antiga Casa do Capelão, antes administração, e onde, desde 2000, está exposto o acervo de presépios doado à instituição por Ciccillo Matarazzo (Francisco Matarazzo Sobrinho). A parte mais antiga do complexo foi construída sob orientação de Frei Antônio de Santana Galvão para abrigar o recolhimento das irmãs concepcionistas, função esta que também se mantém até hoje.
 
Serviço: 
Exposição “Presépios”
Abertura: 16/12/2013, às 10h
Período: de 17/12/2013 a 6/1/2014
Horário: de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h
Local: Espaço Gabinete de Leitura (Rua Carlos Botelho, nº 149 – Centro/SP)
Informações: (13) 3427-7981
Entrada: gratuita

Fonte: BrandPress

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...