domingo, 22 de dezembro de 2013

Igreja tombada pelo Iphan corre risco de desabar por causa de cupins na BA

Templo religioso de Nossa Senhora da Conceição fica em Jacobina. Missas são realizadas temporariamente na Igreja de Santo Antônio.

107c32684ace8cf3df0474d22a79b62baa1495ceA igreja Nossa Senhora da Conceição de Jacobina, a 330 km de Salvador, corre o risco de desabar por causa da infestação de cupins. Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o templo religioso está interditado há dez meses. As missas que eram realizadas no local foram transferidas para a Igreja Matriz de Santo Antônio e os fiéis da santa tiveram que comemorar o novenário pela primeira vez fora da igreja.

A estrutura do templo, fundado em 1759, está ameaçada pela ação do inseto. O enorme altar e o lugar onde ficava o coro durante as missas correm riscos de desabamentos. “Desde o ano de 2009, quando eu tomei posse aqui, eu já comecei a perceber que havia alguns problemas. O que eu não sabia é que era tão agravante como hoje nós percebemos”, disse João da Silva, pároco da igreja.

Além disso, a estrutura está com muitos pontos de infiltração e a antiga rede elétrica corre risco de ter um curto-circuito. Diante desses problemas, o prédio foi interditado há dez meses. Apesar da situação, a igreja só pode ser restaurada com autorização do Iphan, o que, segundo o padre, é a maior dificuldade.

“O Iphan disse que não tinha dinheiro e que nós precisávamos criar uma comissão patrimonial para mobilizar a cidade para dar uma contrapartida ou fazer um investimento maior. E isso eu fiz. Criei uma comissão que está me ajudando nesse processo e o Iphan agora nos enviou uma conversa dizendo que vai ser possível, mas ainda não confirmada a liberação de uma verba para a igreja, mas ainda não foi dito quanto e nem quando”, disse o padre.

Sem poder ter celebrações no local, as missas são realizadas na igreja matriz de Santo Antônio que, esse ano, está sediando o tradicional novenário de Nossa Senhora da Conceição. O Iphan da Bahia informou que o valor para a reforma da igreja será incluído no orçamento de 2014.

Fonte: G1 BA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...