"Formada em
2007 por Paulo Henes, a Orquestra Arte Barroca tem como proposta interpretar o
repertório camerístico e orquestral dos séculos XVII e XVIII. Com entusiasmo,
estudo e idealismo, procura aperfeiçoar sua interpretação orientando-se pelo
estudo de tratados de época do período Barroco, por meio de elementos
estilísticos, históricos e biográficos. Busca também uma sonoridade
diferenciada utilizando-se de cópias de instrumentos barrocos usados nas
orquestras daquele período. Além de violinos e violas, usa outros instrumentos
que compunham o baixo contínuo, tais como violoncelo, contrabaixo, guitarra
barroca, teorba e cravo. Sua pesquisa de repertório em bibliotecas da Europa e
em sites especializados procura trazer ao público obras de compositores menos
conhecidos e de execução ainda inédita".
Paulo
Henes – Spalla e Diretor
Artístico
Pedro
Ribeiro – flauta doce
Renan
Vitoriano, Beatriz Ribeiro, Marcelo Eduardo Borges, Otávio Colella e Veridiana
Oliveira– violinos
William
Coelho e Mauro Viana – violas
Pedro
Beviláqua e Rafael Ramalhoso – violoncelos
Gilberto
Chacur – contrabaixo
Fernando
Cardoso – cravo
Paulo Henes
Iniciou seus estudos com Alberto Jaffé
e posteriormente com Klaus Wustof, Paulo Bosisio e Edson Queiroz. Formou-se
pela UNESP em Bacharelado em Violino na classe de Airton Pinto. Iniciou suas
atividades com o violino barroco em 1998, sob a orientação do professor Luís
Otávio Santos. Desde então já participou do Festival Internacional de Música
Antiga de Juiz de Fora, do Curso de Música Barroca de Curitiba e do Curso de
Música Barroca de Mateus em Portugal. Participou de máster- classes no Brasil e
no exterior com Sigiswald Kuijken, Manfredo Kraemer, Adrian Chamorro, Marino
Lagomarsino, Giuliano Carmingnolla e Vera Beths.
Sinopse
Neste programa, Concerts avec plusieurs instruments, a
Orquestra Arte Barroca apresenta um repertório dedicado ao gênero do Concerto e
seus vários tios de execução, tais como, o concerto
para instrumento solo, o concerto
para dois ou mais instrumentos solo, com e sem acompanhamento, e o concerto grosso.
Concerts avec plusieurs instruments
Poucas palavras tem a possibilidade de
encerrar em si mesma definições tão díspares quanto na etimologia do termo Concerto.
De acordo com a ideologia de cada época, este termo tomou esta ou aquela
feição, tanto podendo significar "consenso",
"concordância", quanto "disputa entre duas forças", e seu
reflexo na prática musical pode ser observado de ambas as maneiras até nossos
dias. Metaforicamente, podemos pensar que este gênero representa musicalmente a
eterna busca do homem pela sua afirmação e colocação individual dentro do
contexto coletivo, tornando-se assim um dos conceitos mais representativos do
imaginário social até nossos dias.
Nesta série dedicada às diversas
manifestações concertantes, é possível vislumbrar essas dicotomias a cada nota
musical do programa. O apelo do indivíduo perante o mundo que o cerca é aqui
anotado pelo Concerto para Flauta Contralto, de Antonio Vivaldi. Sabendo
que praticamente a íntegra de seus concertos solistas foi destinado às meninas
do orfanato della Pietá, este concerto representa algo como uma prova de
valor, uma demonstração da capacidade deste ser perante a sociedade que o
renegou.
Mais emblemático até do que este ente
destacado em seu meio é o fato de mais de um ter alcançado tal sucesso, como no
caso do Concerto para quatro violinos, de Georg Philipp Telemann. Este
concerto extremamente original e habilmente trabalhado apresenta uma formação
que aponta uma característica peculiar: a ausência de um baixo contínuo para
suportar os arroubos solistas. São a pura manifestação individual desatada do
concílio que a geriu.
Do outro lado desta disputa de egos
está a coletividade, unificada e maciça, onde impera a concordância e a junção
de forças. Este somante de indivíduos age como uma sobreposição de ideais,
auxiliando-se e completando-se em prol da vontade comum. Esta manifestação é
claramente o mote assinalado pelo Concerto Grosso Op. 6 Nº 5 do mais
inglês dos alemães, Georg Friedrich Haendel. Por meio de um grande
aproveitamento de material temático de outras composições e compositores –
concordando com a ideia de que se algo é bom, deve estar ao alcance de todos -,
aqui um pequeno grupo de solistas internos "lideram" as intenções
musicais do todo, sem se preocupar com seus próprios anseios, e sim com o
interesse geral, como o próprio seio democrático, tão idealizado na
contemporaneidade.
Pondo fim a este dualismo encontra-se o Concerto Grosso de Archangelo Corelli. Último
concerto do Opus VI de Concerti Grossi
concebido pelo mestre italiano, o
"Concerto fatto per la Notte di Natale" consagra a
virtuosidade individual conciliada com perfeição ao contexto coletivo, provando
que estes não precisam ser auto-anuláveis e, ao contrário, rendem frutos muito
mais doces quando entram em entendimento. Aqui, os instrumentos solistas
complementam-se e dialogam eloquentemente com seus opostos. Em tempos de
constantes conflitos ideológicos, cabe uma reflexão acerca da colocação das nossas
atitudes perante a sociedade como um todo, ao próximo, e a nós mesmos.
As boas ideias são as que permanecem atuais, a despeito da época, do
lugar, ou do momento que foram proferidas, e assim são os concertos presentes
neste programa, autênticos representantes do pensamento humano atemporal.
Ricardo Tanganelli
Concerts avec
plusieurs instruments
GEORG FRIEDRICH HÄNDEL (1685 -
1759)
CONCERTO GROSSO em Ré Maior para
cordas e basso continuo, Op. 6 No. 5 – HWV 323
- Ouverture
- Allegro
- Presto
- Largo
- Allegro
- Menuet
ANTONIO VIVALDI (1678-1741)
CONCERTO em Dó menor para flauta doce contralto, cordas e basso
continuo - RV 441
- Allegro non molto
- Largo
- Allegro
Solista: Pedro Ribeiro
GEORG PHILIPP TELEMANN (1681 – 1767)
CONCERTO para quatro violinos em Sol maior sem basso continuo,
No. 1, TWV 40:201
- Largo e staccato
- Allegro
- Adagio
- Vivace
ARCHANGELO CORELLI (1653 – 1713)
CONCERTO GROSSO op. VI
n. 8 em sol menor, "fatto per la Notte di Natale"
- Vivace, Grave
- Allegro
- Adagio, Allegro, Adagio
- Vivace
- Allegro
- Pastorale
Duração : 50 min
Classificação indicativa livre
- Data: 13/12/13, Sexta-feira
- Horário: 20h
- Nome da série ou evento: SESI Música 2013 - Série Erudita
- Intérpretes: Orquestra Arte Barroca. Solista convidado: Vinícius Chiaroni, flauta doce.
- Programa: Concerts Avec Plusieurs Instruments - Natal
- Local: SESI Mauá
- Endereço: Av. Pres. Castelo Branco, 237, Jd Zaíra, Mauá - SP
- Telefone de contato: 4542-8950
- Valor dos ingressos: Entrada Franca
Bom dia!!Venho mais uma vez através do seu blog lançar um alerta!!! Nesta quarta-feira (11/12/2013) está prevista a votação de dois Projetos que poderão ter enorme impacto sobre a família brasileira e as escolas católicas:o PL 122 e o PNE (Projeto Nacional de Educação, para os próximos 10 anos).
ResponderExcluirO que ainda pode ser feito?
1)Apoiar o texto do PNE do Senador Álvaro Dias, que mudou o texto original do governo e quando fizer contato com os senadores, aproveite e peça a remoção total os termos “orientação sexual” e “gênero” do PLC 103/2012, que trata do PNE (Plano Nacional de Educação)
2)Ligar e enviar e-mails para os Senadores abaixo listados, que votarão o PL 122, para que REJEITEM totalmente este Projeto, pois o Brasil não precisa dele.
3)Encaminhar e-mail as escolas católicas e aos pais de sua lista de contatos.
Deus nos abençoe nessa luta!!!Que consigamos livrar nossa pátria e nosso filhos da influência maligna do Comunismo.
Juliano A.R.P
EDUARDO LOPES (PRB-RJ)
TELEFONE: (61) 3303-5730
(61) 3303-2211
eduardo.lopes@senador.leg.br
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GIM ARGELO (PTB-DF)
TELEFONE: (61) 3303-1161/3303-1547
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gim.argello@senador.leg.br
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JOÃO CAPIBERIBE (PSB-AP)
TELEFONE: (61) 3303-9011/3303-9014
(61) 3303-9019
capi@senador.leg.br
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JOÃO DURVAL (PDT-BA)
TELEFONE: (61) 3303-3173
(61) 3303-2862
joaodurval@senador.leg.br
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JOÃO VICENTE CLAUDINO (PTB-PI)
TELEFONE: (61) 3303-2415/4847/3055
(61) 3303-2967
j.v.claudino@senador.leg.br
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LÍDICE DA MATA (PSB-BA)
TELEFONE: (61) 3303-6408/ 3303-6417
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lidice.mata@senadora.leg.br
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MAGNO MALTA (PR-ES)
TELEFONE: (61) 3303-4161/5867
(61) 3303-1656
magnomalta@senador.leg.br
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OSVALDO SOBRINHO (PTB-MT)
TELEFONE: (61)
3303-1146/3303-1148/3303-4061
(61) 3303-2973
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PAULO DAVIM (PV-RN)
TELEFONE: (61) 3303-2371 / 2372 / 2377
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PAULO PAIM (PT-RS)
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(61) 3303-5235
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RICARDO FERRAÇO (PMDB-ES)
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(61) 3303-6592
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ROBERTO REQUIÃO (PMDB-PR)
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SÉRGIO PETECÃO (PSD-AC)
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SÉRGIO SOUZA (PMDB-PR)
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WILDER MORAIS (DEM-GO)
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