terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Kalenda do Natal: Cristo Redentor dos homens é o centro do cosmos e da história



Kalenda do Natal
A solene proclamação da Kalenda ou Calendas do Natal é um rito que foi incorporado à Santa Missa da Noite do Natal celebrada no Vaticano pelo Santo Padre, o Papa.
martyrologium1
martyrologium2
O texto em latim é encontrado no Martyrologium Romanum e a sua leitura é prevista para o dia 24 de dezembro.
No Vaticano durante o pontificado do Papa João Paulo II, o canto da Kalenda era cantado em substituição ao Ato Penitencial. Atualmente, durante o pontificado do Papa Bento XVI o canto é cantado no final do Ofício das Leituras que é rezado como preparação para a Santa Missa da Noite do Natal; após o canto da Kalenda inicia-se a procissão de entrada.
O Diretório Litúrgico da CNBB 2012 (página 39) traz a seguinte recomendação: “Anúncio natalino: a ser proclamado na primeira missa (da noite de Natal) após o sinal da cruz e a saudação presidencial, antes da entoação do Glória”.
Luas Kalenda do NatalUma das particularidades do canto da Kalenda e também de todo o Martirológico é fazer uso (ainda que facultativo – segundo Instrução Geral do Martyrologium Romanum) do Calendário Lunar para anunciar os dias. A importância do cálculo do dia lunar resulta evidentemente de se considerar que a suprema solenidade da Páscoa, junto com o tempo da Quaresma, que a precede, e do tempo Pascal, que a segue, depende da primeira lua cheia da primavera (no hemisfério norte). Desse modo, a “lua” para o dia de Natal muda a cada ano, segundo a “letra” correspondente ao “número” com o qual se indica cada um dos “ciclos” lunares de uma tabela pré-estabelecida segundo o Martyrologium. Mesmo que o anúncio da lua seja facultativo, segue uma tabela até 2020:
A melodia gregoriana para o canto da Kalenda (tal como é cantada na Basílica de São Pedro no Vaticano) encontra-se publicada no Hinário Litúrgico da Arquidiocese de Campinas – Fascículo 1 (Advento e Natal) no 61. Ao final desse artigo colocamos a partitura facilitando assim o acesso a este belíssimo canto.
Que antes de cantar como os anjos na noite santa, a glória de Deus nas alturas e a paz na terra aos homens, proclamemos ou cantemos em nossas paróquias ou comunidades o anúncio do nascimento do Senhor na plenitude do tempo lembrando-nos que Cristo, Redentor dos homens, é o centro do cosmos e da história.
DOWNLOAD: Arquivo com a partitura e letra da Kalenda do Natal
DOWNLOAD: Áudio da Kalenda do Natal
Por Clayton Dias
Doutorando em Música pela UNICAMP, membro da Comissão de Liturgia do Regional Sul 1 da CNBB, Coordenador do Setor de Música Litúrgica da Comissão Arquidiocesana de Liturgia de Campinas, Diretor do CEMULC, regente do Coro da Arquidiocese de Campinas.

Fonte: Arquidiocese de Campinas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...