sábado, 21 de dezembro de 2013

Assim se realizam as obras de restauração na igreja da Natividade em Belém

Belém - Israel (Gaudium Press) "Já restaurei muitas igrejas antigas no mundo, mas quando eu cheguei aqui eu sabia que tinha chegado ao centro de tudo", comentou Marcello Piacenti, diretor do projeto de renovação da Igreja da Natividade, em Belém, Israel. O especialista encontra-se na Terra Santa, para executar a urgente restauração do templo com fundos de cooperação internacional.obras_de_restauracao_na_igreja_da_natividade_em_belem.jpg

Piacenti descreveu alguns detalhes das tarefas à serem executadas por pelo menos um ano em várias fases a medida que chegam os fundos destinados por vários países. O primeiro trabalho será realizado no teto do templo, para em seguida, passar para a fachada.

Os trabalhadores já instalaram andaimes dentro e fora do templo, como protetores de madeira ao redor das colunas de mármore. Eles também retiraram as molduras de madeira das janelas de 50 anos, de uma qualidade inferior. "Mas as vigas são por volta do ano 1400", explicou Piacenti, "do tempo de Colombo, dos Alpes, perto de Veneza".

Estas peças valiosas serão reparadas para sustentar um novo telhado de chumbo, já que o existente e severamente danificado foi restaurado pela última vez há 200 anos. Foi precisamente o estado do teto que levou à intervenção, que teve de superar vários obstáculos, finalmente resolvidos pelas autoridades civis.

Os trabalhadores têm tido um cuidado especial para proteger cinco mosaicos da era das Cruzadas e que estão localizados nas paredes perto do teto. Eles também têm evitado interromper as atividades diárias, trabalhando na parte da tarde e à noite, quando o templo está desocupado.

No entanto, Piacenti descreveu que os restauradores são testemunhas excepcionais da vida oculta do templo, compartilhado por três religiões de acordo com a Status Quo 1852. "Os monges ortodoxos gregos veem para acender velas para a Missa, os franciscanos se reúnem para preparar o óleo santo. Não são muitas as pessoas que podem estar aqui para isso", relatou. "Eu não conheço a vida noturna do templo, que continua vivo inclusive às três, quatro ou cinco horas da manhã. É muito especial", concluiu. (GPE/EPC)

Com informações da CNS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...