sábado, 21 de dezembro de 2013

Espanha e outros países europeus ajudarão a reconstruir a basílica da Natividade em Jerusalém

Basílica da Natividade de Jerusalém. Foto: Wayne McLean (CC BY 2.0)
 
MADRI, (ACI/EWTN Noticias).

Espanha entregou nesta quinta-feira uma doação de 100.000 euros (133.000 dólares aproximadamente), para a restauração da Basílica da Natividade de Jerusalém, um dos edifícios mais emblemáticos e importantes da Terra Santa, em um projeto conjunto com outros governos europeus.

A doação dos 100.000 euros se realizará ao fundo criado para o projeto do Comitê Nacional para a Restauração da Basílica de Belém, uma iniciativa do presidente palestino Mahmud Abás.

Este projeto de restauração que também conta com a participação da França, Rússia, Hungria, Grécia e da Santa Sé, tem o objetivo de restaurar o lugar onde a tradição cristã situa o nascimento de Jesus. A Basílica da Natividade de Belém data do século VI e seu estado de conservação é muito precário já que leva várias décadas sem ter nenhuma manutenção.

Conforme declarou à agência EFE o cônsul geral da Espanha em Jerusalém, Juan José Escobar, "Espanha contribuiu tradicionalmente à manutenção da Terra Santa, e nos séculos XV, XVI e XVII foi o principal pilar econômico da Custódia franciscana, por isso temos uma longa tradição histórica de compromisso".

A doação da Espanha será entregue na quinta-feira em um ato na Basílica com o ministro Ziad Al Bandak, presidente do Comitê Palestino para a Restauração desta importante igreja.

Este projeto de reforma se realizará graças a um incomum acordo entre o Patriarcado grego-ortodoxo, a Custódia da Terra Santa e o Patriarcado ortodoxo armênio, as três confissões que administram o lugar.

Até o momento, a campanha internacional Palestina conseguiu arrecadar quase 2,5 milhões de dólares, dos quais um milhão provêm da Autoridade Nacional Palestina (ANP), outros 680.000 de diferentes instituições financeiras palestinas e o resto de governos estrangeiros.

Espanha se vinculou ao projeto através da Obra Pia dos Santos Lugares de Jerusalém, uma instituição centenária ligada à presença espanhola na Terra Santa e dependente do Ministério de Assuntos Exteriores e de Cooperação.

"A Obra Pia serve à cooperação religiosa e humanitária que contribui à difusão da Espanha e de sua cultura entre os povos do Mediterrâneo e Oriente", assinalou o Consulado Geral em um comunicado.

A restauração da Basílica se realizará em três fases. A primeira começou em setembro passado e consiste na renovação do telhado e das janelas da basílica. Esta fase correrá a cargo de um consórcio de empresas italianas, canadenses e palestinas, escolhidas em um concurso internacional.

Espanha guarda uma estreita relação com Belém e com a Basílica da Natividade através dos franciscanos e da Custódia dos Santos Lugares, conforme consta em documentos que se remontam aos séculos XIV e XV.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...