terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Mosteiro de São Bento expõe presépios de todo o mundo em São Paulo


Presépios de todo o mundo estão em exposição no Mosteiro de São Bento, em São Paulo (SP), na I Exposição Internacional de Presépios do Mundo ‘Cristo Veio Salvar a Humanidade’.

Na mostra, o visitante poderá contemplar representações do nascimento de Jesus de vários países e estados brasileiros, além de poder conhecer o presépio mecânico do Mosteiro, que é o destaque da exposição.
“Por ter um espaço propício à visitação dos fiéis e turistas que visitam diariamente o cenóbio [convento], os monges tiveram a preocupação pastoral de exibir alguns dos presépios existentes na clausura do mosteiro, dando a oportunidade de serem apreciados pelos visitantes. Trata-se de sua I Exposição Internacional de Presépios”, explica o produtor cultural do Mosteiro de São Bento de São Paulo, Dom João Baptista Barbosa Neto.

“Damos destaque ao grande presépio mecânico do Mosteiro. Com mais de 100 peças e cerca de 4 metros de extensão, o presépio, artesanalmente construído com seus moinhos de vento, cachoeira, fontes e residências, mostra o cotidiano de uma pequena cidade com todas as profissões de seus moradores. Este presépio foi construído durante 40 anos por Alcides Martins Tedeschi, nos sendo doado em 2009, ano de seu falecimento”.

Dom João conta que o presépio é exposto apenas nas vésperas do Natal e, por isso, é pouco conhecido pelos que visitam o local.

“Apesar de possuir um mosteiro com uma basílica de rara beleza, seu tradicional presépio é pouco conhecido daqueles que visitam este templo de louvor ao Cristo Senhor. Tal conjunto é exposto apenas às vésperas do dia de Natal, quando é abençoado no primeiro ofício divino desta solenidade. A artista plástica Andrea Costakazawa fotografou este lindo presépio de origem alemã que poderá ser apreciado nos diversos perfis do olhar da artista”, acrescenta.

Colaboraram com a mostra empresas parceiras e os Frades Franciscanos Menores do Convento São Francisco de Assis, da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil, que possuem uma coleção com mais de 800 presépios dos quais alguns são expostos anualmente na tradicional ‘Exposição Franciscana de Presépios’.

A I Exposição Internacional de Presépios do Mundo poderá ser conferida até o dia 12 de janeiro. A entrada é franca. O Mosteiro São Bento fica no Largo de São Bento. Mais informações pelo telefone: (11) 3328-8799. 

Fonte: A12

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...