domingo, 15 de dezembro de 2013

Guarulhos (SP) – Construção ao lado da Igreja de Bonsucesso desrespeita lei do patrimônio histórico


img_9395917084767

A AAPAH – Associação Amigos do Patrimônio e Arquivo Histórico, no dia 03/12, recebeu a denúncia sobre a execução de uma construção ao lado da igreja Nossa Senhora de Bonsucesso.

O bem é tombado pelo decreto municipal Nº 21143 de 26 de dezembro de 2000.
Como o local é tombado qualquer tipo de modificação no prédio ou nos arredores deve solicitar a aprovação do Conselho do Patrimônio Histórico de Guarulhos, porém, o órgão não foi avisado sobre interferências arquitetônicas na vizinhança da igreja histórica.

A AAPAH recebeu fotos enviadas por moradores do local, as imagens demonstram que a nova construção é encostada na igreja, que foi construída com taipas de pilão. Como agravante uma coluna está sendo erguida sobre uma viga de apoio desse patrimônio arquitetônico e histórico.

A Associação Amigos do Patrimônio e Arquivo Histórico e a ONG Uruai Arte e Cultura vão buscar informações sobre os responsáveis pela obra e vão denunciar ao Conselho Municipal do Patrimônio Histórico, e se for preciso, também ao Ministério Público.

A data de fundação não é exata, mas segundo escritos feitos em 1913 por Padre Celestino Gomes de Almeida. A igreja Nossa Senhora de Bonsucesso foi construída por volta de 1800, por ordem do fazendeiro Antonio Xavier Davilla. Antes já havia uma capela no local, mas foi demolida.

No local também acontece a Festa da Carpição, a festividade completou 272 anos, sendo a mais tradicional da cidade.

Fonte: GuarulhosWeb

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...