quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Museu do Oratório no ERA Virtual

Ouro Preto - Minas Gerais

Inaugurado em Ouro Preto, em outubro de 1998, o Museu do Oratório apresenta uma magnífica coleção – única em todo o mundo – de 162 oratórios e 300 imagens dos séculos XVII ao XX. As peças do acervo foram doadas ao IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) pela colecionadora Angela Gutierrez e são genuinamente brasileiras, principalmente de Minas Gerais. Caracterizando-se pela diversidade de tipos, de tamanhos e de materiais, o acervo oferece detalhes valiosos da arquitetura, pintura, vestuário e costumes da época em que foram produzidos, permitindo uma verdadeira viagem antropológica pela história do Brasil.
Visitado anualmente por mais de 50 mil pessoas, o Museu do Oratório está instalado em um casarão histórico de três andares onde, durante algum tempo, morou Aleijadinho (1738-1814) – o mais importante escultor barroco do Brasil em todos os tempos. Situado no adro da Igreja do Carmo, o prédio setecentista foi especialmente recuperado e equipado com modernos recursos tecnológicos para receber a coleção. O projeto museográfico é do francês Pierre Catel, que idealizou um cenário expressivo e acolhedor. Aliada a uma manutenção impecável, a atmosfera, com fundo de música barroca, encanta o visitante e valoriza ainda mais a coleção.
O Museu do Oratório, bem como o Museu de Arte e Ofício em Belo Horizonte estão vinculados ao Instituto Cultural Flávio Gutierrez - ICFG, fundado e presidido por Angela Gutierrez.
O ICFG tem por objetivo a preservação, difusão e valorização do patrimônio cultural brasileiro, atua especialmente no desenvolvimento de projetos museológicos e museográficos e coordena projetos editoriais focados na área de patrimônio e desenvolve projetos educacionais e culturais.
Fonte: site oficial do museu - www.oratorio.com.br

Museu do Oratório
Casa Capitular da Igreja Nossa Senhora do Carmo Adro do Carmo, 28 - Ouro Preto - Minas Gerais – Brasil

CEP: 35.400-000 Fone: 55 31 3551 5369
info@oratorio.com.br
www.oratorio.com.br
Horários de Visitação: Diariamente de 9:30 às 17:30 horas. Exceto:
* Dia 1o. de Janeiro
* Dia 21 de Abril
* Dia 12 de Outubro
* Dia 25 de Dezembro


Faça sua visita Virtual pelo Link:

http://www.eravirtual.org/mo_br/ 




Fonte: ERA Virtual

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...