segunda-feira, 4 de novembro de 2013

A nova "Férula Franciscana"

do blog: Dominus Vobiscum

No fim deste 1º de novembro (horário de Roma), Solenidade de Todos os Santos, S.S. o Papa Francisco celebrou a Santa Missa no cemitério romano Verano, retomando assim um costume próprio do Beato Papa João Paulo II, que assim fizera há mais de 20 anos. Esta celebração, que foi transmitida pelo Centro Televisivo Vaticano - gerando imagem e som para diversas outras companhias de televisão -, apresentou a toda a Igreja mais uma peculiaridade litúrgica do Santo Padre Francisco: o uso de uma nova Férula Papal.
A nova férula inaugurada na Missa de hoje, uma solenidade de preceito dominical, que o Papa Francisco celebrou com seus mais diretos "diocesanos", é de autoria de Maurizio Laurido, escultor-ourives de Trastevere (Roma), que a intitulou "Crux gloriosa" e deu-a de presente ao Santo Padre na audiência privada que ele concedeu a uma representação do "Grupo de pesquisa de metais éticos", realizada no último dia 3 de outubro no Vaticano.
A obra-prima foi feita com matérias-primas "éticas" - madeira de kaoba, bronze e prata - extraídas por meios não-invasivos que respeitam o meio ambiente. Segundo Laurido, o trabalho expressa conceitualmente a síntese da visão da morte de Cristo, sua paixão, sua dor, mas também de sua ressurreição, por isso é o sinal da plenitude da vida e da esperança de que trata a todos. É a mesma síntese que por 'João Evangelista, no Quarto Evangelho.
Assim sendo, esta é a quarta férula papal que o Santo Padre Francisco porta em cerimônias públicas, somando-se às outras 3, que foram:
  • A tradicional férula conciliar, mandada fazer por Paulo VI para o encerramento do Concílio Vaticano II em 1965 e utilizada por ele durante todo o restante de seu pontificado, bem como pelo Beato Papa João Paulo II em todo o seu pontificado, e pelo Papa Bento XVI nos primeiro anos de seu pontificado:

  •  A férula em cruz grega, mandada fazer por Bento XVI e usada por ele nos últimos 5 anos de seu pontificado:

  • A férula de Lampedusa, usada uma única vez pelo Santo Padre quando de sua visita à localidade, em julho passado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...