terça-feira, 5 de novembro de 2013

Livro: O Esplendor do Barroco Luso-Brasileiro

 Sinopse: O que é o Barroco? Um universo onde todos componentes se interagem atingindo variedade e unidade indivisível. Nele as diferentes disciplinas artísticas atuam de forma integrada capazes de suscitar profundas emoções no observador, mobilizando recursos cenográficos, com vistas a atingir clima triunfante ou dramático.
Na arquitetura, onde indiscriminadamente são acolhidas as demais artes, as formas adquirem linguagem própria, movimentando-se e assimilando variadas formas de expressão: colunas torsas, ornatos, formas tomadas à natureza ou a pintura ilusionística capaz de romper a limitação da cobertura e induzir o observador a ingressar nas alturas celestes.
Objetiva o presente livro, produto de circunstanciado trabalho de pesquisa, oferecer ao leitor a oportunidade de ingressar e usufruir da riqueza desse universo com suas emoções e sua capacidade de surpreender e despertar inquietações. Estudo do ambiente humano construído e seus equipamentos enquanto produção histórico-social em que se conjugam trabalho, arte e técnica. Sem o passado, não haveria o presente e sem este, não haveria o futuro. Nós vivemos o presente em permanente mutação.  Somos testemunhas da história. Ter sido é uma condição para ser.

  • ISBN: 978-85-7480-588-7
  • Medidas: 18 x 27 cm
  • Páginas: 368
  • Edição: 1ª
  • Ano: 2012
  • Assunto: Arte, Arquitetura

 Autor: Benedito Lima de Toledo é arquiteto, professor titular do Departamento de História da Arquitetura e Estética do Projeto da FAU-USP.

Fonte: Ateliê Editorial

 ***

O Livro foi vencedor na categoria de Arquitetura e Urbanismo do 55º Prêmio Jabuti:

Premiados na categoria Arquitetura: Benedito Lima de Toledo, João Filgueiras Lima, o Lelé, e Lara Leite Barbosa

No dia 17 de outubro, foram anunciados os vencedores das 27 categorias do 55º Prêmio Jabuti.
Destaca-se a principal premiação da categoria Biografias para o livro "Marighella", de Mário Magalhães, envolvido no atual polêmica sobre direitos autorais em biografias.
Na categoria arquitetura, o livro "Arquitetura, uma experiência na área da saúde", escrito por João Filgueiras Lima, o Lelé, e editado pela Romano Guerra recebeu o segundo lugar. O vencedor foi "Esplendor do barroco luso-brasileiro" (Ateliê Editorial), de Benedito Lima de Toledo. Completa a tríade de premiados o livro "Design sem fronteiras: a relação entre o nomadismo e a sustentabilidade" (Edusp e Fapesp), de Lara Leite Barbosa.

A cerimônia de entrega dos prêmios aos vencedores acontece no dia 13 de novembro de 2013, às 19h30, na Sala São Paulo (Praça Júlio Prestes, 16, São Paulo, SP). Na ocasião serão anunciados os dois principais prêmios: os livros do ano de ficção e não ficção.
lista completa de premiados

Categorias de não ficção
Arquitetura e urbanismo
1) "Esplendor do barroco luso-brasileiro" (Ateliê), de Benedito Lima de Toledo
2) "Arquitetura, uma experiência na área da saúde" (Romano Guerra), de João Filgueiras Lima, Lelé
3) "Design sem Fronteiras: A relação entre o noomadismo e a sustentabilidade" (Edusp/Fapesp), de Lara Leite Barbosa

Fonte: Vitruvius

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...