Local: UFMG - Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FAFICH)
O colóquio vai reunir pesquisadores brasileiros, estrangeiros e alunos de pós-graduação em discussões sobre a pintura realizada nos séculos XVII a XIX e análise da forma com que são empregados o sentido e a construção espacial na aplicação das formas pictóricas. Ainda serão abordados a relação entre espaço construído e espaço pictórico, a representação perspéctica da arte, a finalidade da perspectiva na arte barroca, entre outros assuntos.
Informações Adicionais:
Auditório Profª. Sônia Viegas
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Promoção: Programa de Pós-graduação em História e o grupo Perspectiva Pictorum da UFMG
Realização: Programa de Pós-graduação em História e o grupo Perspectiva Pictorum da UFMG
Arquitetura do engano e a tratadística coetânea - Novas perspectivas
No percurso da arte barroca diversos fatores e diferentes momentos
contribuíram para a produção deste estilo ou desta forma artística. Ao
mesmo tempo o barroco não deve ser estudado apenas como mais um momento
estilístico, individualizado numa época, mas, sobretudo, como uma
«característica artística» como foi o Humanismo e o Renascimento. Assim,
a passagem do século XVI para o XVII e na sua continuidade à fase
setecentista, toda esta etapa irá constituir-se num dos episódios mais
significativos da História da Arte Européia.
É ponto assente que a “questão do barroco” surge quando a crise do
Renascimento tem seu marco inicial. Esta crise aparece no momento em que
na cultura renascentista encontramos um certo predomínio à decoração.
Contudo, o Barroco não pode ser definido simplesmente como uma condução
desta tendência ou a simples redução da arte em puro ornamento.
O desenvolvimento da arte Barroca deve ser visto na continuidade do
momento final do Renascimento; lembre-se que nesta fase a cultura
renascentista enfrentava um período de antinomias, quer dizer, entre o
triunfo e a censura da retórica, ou entre uma concepção hedonista e
outra pedagógica. Outro sector que no Barroco foi amplamente acentuado,
diz respeito à imaginação. Este aspecto foi muito desenvolvido desde o
fim do século XVI, com as influências neo-platônicas. Com o surgir de
uma espécie de mentalidade barroca, podem individualiza-se duas
correntes que dividiram a interpretação da arte a partir do fim do
Renascimento e que se reunirá no Barroco, compondo-se por um lado numa
arte extremamente complacente e por outro numa linguagem moralizadora.
Ainda no seguimento destes aspectos, é de salientar que o Barroco
conhece um momento hedonista e outro pedagógico, levado desde a luxúria
até a decência, fatores condicionados por uma certa ambivalência.
Tudo isso se resume neste estilo como uma tentativa de solucionar um
problema que foi aberto a partir da arte do Renascimento. No âmago deste
problema, a Arte Barroca sai do humanismo desenvolvendo conceitos
humanistas, exatamente como aconteceu com o Renascimento, quando
absorveu aspectos pertinentes à Escolástica.
Nesse nosso estudo sobre o barroco, torna-se fundamental limitar o
significado e a sua extensão, na tentativa de estudá-lo com certa
eficácia. Portanto, a tendência barroca fica condicionada ao século XVII
(válido para a Itália e a França e outros centros), sendo que em
Portugal este estilo se desenvolve durante a centúria Setecentista: terá
início ainda em meados do século anterior, permanecendo até algumas
décadas do século XIX, no chamado «Mundo Português».
Se estudarmos o barroco como categoria, obrigatoriamente iremos
aproximá-lo a um sinônimo de anti-clássico, perdendo toda a sua genuína
característica morfológica; assim, é bom lembrar que entre estilo e
época convém fazer as suas diferenças de conceitualização. Falamos em
época barroca referindo ao século XVII, mas lembramos que inúmeras obras
pictóricas ou arquitetônicas executadas nesta época, ainda não eram
totalmente barrocas e estilisticamente pertenciam à fase final do
Renascimento. O mesmo acontecendo com obras produzidas no fim do século
XVIII e que pertencem a uma cronologia do rococó, no entanto, referentes
ainda à forma barroca. O caso mais presente destas afirmações encontra a
sua confirmação precisamente quando pensamos na arte barroca
desenvolvida em toda a Península Ibérica, na América Espanhola e no
Brasil Colonial. Aqui, a forma barroca avança durante algumas décadas do
século XIX.
Outro fator fundamental na análise da arte barroca, diz respeito à sua
íntima relação com a Contra Reforma. Lembre-se que a persistência na
Inglaterra do século XVII e XVIII de um formalismo palladiano,
foi um sinal absoluto da não influência do movimento contra reformista,
confirmando o fato de que a Igreja Anglicana não usou o elemento barroco
como efeito de persuasão. A Igreja da Contra Reforma quer aproximar-se
ao máximo dos fiéis, numa política de duplo sentido, ou seja, por um
lado uma aparente simplicidade e por outro no imediatismo do ritual,
para permitir ao fiel a sua participação na celebração, expondo-o em
contacto direto com o altar.
Esta situação ou esta transformação de comportamento entre o fruidor e a
Igreja, tem a sua correspondência na disposição de construir uma nova
linguagem cenográfica. É o momento da substituição da cena do tipo
albertiana, para a cena do tipo serliana ou peruzziana.
No primeiro caso, o fiel se encontra fora da cena da Divina
Representação, ao passo que, no segundo momento, o fiel assumirá uma
posição determinante. Identificamos aqui a importância do aspecto
cenográfico, pois o sentido representativo se manifesta de modo imediato
no teatro, considerado a “proto-arte” e base formadora da arquitetura,
da pintura e da escultura. Assim, a relação com o espaço interno dos
edifícios tem agora um significado especial, pois a arquitetura
renascentista se transforma na igreja de nave única ou de planta
elíptica para permitir a melhor adaptação do espectador. O contorno
sinuoso da sanca, as paredes onduladas, as plantas circulares ou
seccionadas em recortes mais dinâmicos; o forte claro-escuro e a
exaltação do cromatismo na pintura, o exagero do panejamento, como
ainda, a constante plasticidade das figuras e os efeitos de expressão
corporal e fisionômicos, fazem da arte barroca um momento de convulsiva
necessidade de ultrapassar os limites da realidade.
Por fim, encontramos a dilatação do desenvolvimento da cenografia,
confirmada no estudo do elemento perspéctico-espacial, analisados por Ferdinando Galli Bibiena, Giacomo Torelli e Andrea Pozzo:
a visão angular era também uma tendência para infringir a simetria e
criar uma espécie de “revelação”, como abertura no prolongamento entre
“realidade de espectador” e “realidade de ator”. É a passagem de uma
perspectiva do tipo naturalista para uma visão cenográfica. Enfim, se no
século XV a redescoberta da perspectiva foi caracterizada com forte
entusiasmo, nos séculos XVI e XVII (e século XVIII para o Mundo
Luso-Brasileiro) tornou-se uma obsessão ou exasperação das funções
representativas do mundo externo, pois se trata do início da simulação
onde a arquitetura passa a ser pictórica e cenográfica. Exalta-se o
elemento perspéctico com truques na obtenção do não concluído e do
irreal, sublinhando a diferença da arte Barroca em relação ao
Renascimento.
Deste modo, Uma das mais interessantes preocupações em relação à
pintura desde o século XV até a fase final do período barroco, foram o
sentido e a construção espacial na aplicação das formas pictóricas na
pintura e na cenografia.
Assim,
consideramos fundamental o estudo da pintura não só com uma
interpretação histórica e iconográfica, mas também como interpretação de
pura visualidade espacial. Trata-se de um olhar mais atento à forma e
ao sentido de construção espacial das figurações representadas entre os
séculos XVII e XIX; o relacionar espaço construído com espaço pictórico,
na tentativa de uma compreensão mais específica no que diz respeito à
pintura. Neste contexto, pode-se pensar que existe uma espécie de
progresso na arte quando falamos de representação perspéctica? Ou ainda:
pode-se afirmar que todas as representações pictóricas não passam de
convenções, símbolos codificados em conexões arbitrárias com seus
referentes?
A
primeira questão refere-se à conquista da representação perspéctica do
espaço, de modo que o seu progresso esteja no fato destas representações
espaciais alcançarem o método racional da perspectiva linear. A segunda
questão encara a representação pictórica como uma convenção e que por
sua vez está codificada nas suas diversas experiências culturais.
Considerada fundamental para o conhecimento do espaço arquitetônico,
escultórico e pictórico, a perspectiva foi um dos episódios mais
significativos da história da pintura. A sua finalidade pode ser anotada
como sendo o instrumento de separação entre realidades, onde tudo passa
a ser associado numa única cena e num único campo de representação.
Com todas estas transformações, pensamos que por um instante
aproximamos do que foi efetivamente o mundo da arte barroca.
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