quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Museu da Música de Mariana


O Museu da Música da Arquidiocese de Mariana foi criado pelo Arcebispo Dom Oscar de Oliveira na década de 1960, com a finalidade de abrigar documentos ligados à prática musical desde os primórdios da história da região.
Desde o seu início, o Museu da Música destaca-se no cenário da cultura brasileira como uma das principais instituições devotadas à memória da música brasileira, o que vem ampliando-se recentemente através da contínua ação da Fundação Cultural e Educacional da Arquidiocese de Mariana – FUNDARQ.
Agora este processo se consolida com a instalação do Museu de Música em sua sede definitiva, no Centro Cultural Arquidiocesano Dom Frei Manoel da Cruz, no antigo Palácio dos Bispos.

O Museu da Música fica na cidade de Mariana, sede do primeiro bispado de Minas Gerais e também sua primeira capital. Mariana fica a 116 km de Belo Horizonte e a 411 Km do Rio de Janeiro. Através da BR-040 chega-se ao trevo para a MG-10, que dá acesso a Ouro Preto e Mariana.

Museu da Música
de Mariana
(31) 3557-2778

Rua Cônego Amando
161, Mariana, MG
35420-000 Brasil
 
O Museu da Música está aberto para visitação nos seguintes horários:
Terça-feira a Sábado: 8:30h às 11:30h / 13:30h às 18:00h
Domingos e feriados: 8:30h às 12:00h.
Às segundas-feiras o Museu da Música funciona apenas para atividades internas, ligadas à administração e à conservação do acervo.









O Museu da Música fica no Centro Cultural Arquidiocesano Dom Frei Manoel da Cruz, que funciona no antigo Palácio dos Bispos, no Bairro Chácara.

1965
D. Oscar de Oliveira dá início ao tratamento de manuscritos musicais depositados no Arquivo Eclesiástico da Arquidiocese de Mariana, fundado em 1965, à época funcionando no edifício anexo à Igreja de São Pedro dos Clérigos. A organização do material é iniciada pelos músicos marianenses Vicente Ângelo das Mercês e Aníbal Pedro Walter.


Igreja de São Pedro dos Clérigos
1968
A partir desse ano passa a colaborar na organização do acervo Maria Ercely Coutinho. O primeiro arquivo de música é oferecido ao Museu da Música pouco depois, pela família de Mestre Juca Henrique, da cidade de Barão de Cocais. Em 1975, Dom Oscar recebe de José Henrique Ângelo mais músicas do arquivo.


Padre José Penalva
1972
O musicólogo Pe. José de Almeida Penalva organiza e cataloga o arquivo proveniente de Barão de Cocais, apresentando um estudo que se tornou o modelo de organização do Museu da Música por mais de dez anos, baseado em funções litúrgicas e paralitúrgicas.


Luiz Heitor Correa de Azevedo
julho de 1972
A partir de visita do musicólogo Luiz Heitor Correa de Azevedo, da Divisão de Música da UNESCO, ao Museu da Música, ocorre a retomada dos trabalhos de organização do acervo. Maria da Conceição de Rezende assume, a partir de então, as tarefas de organização, catalogação e estudo do acervo, que foram por ela realizadas até 1984, tomando como base o trabalho realizado por José Penalva.


Inauguração da sala do Museu
da Música (à direita, Maria da Conceição de Rezende).
julho de 1973
O Museu da Música é oficialmente inaugurado, junto ao Arquivo Eclesiástico da Arquidiocese de Mariana, em 6 de julho de 1973.
A partir daí até meados da década de 1980, foram incorporados ao acervo manuscritos e impressos musicais procedentes de cerca de trinta cidades mineiras, com o incentivo de D. Oscar.


Entrada da Biblioteca Arquiepiscopal, tendo ao fundo a Igreja de São Pedro dos Clérigos
1989
O Museu da Música é transferido para a Residência Arquiepiscopal, onde funcionou até junho de 2007, sob a direção de Monsenhor Flávio Carneiro Rodrigues.
O atendimento ao público foi realizado neste espaço até agosto de 2006 (quando houve um período de suspensão das atividades, devido ao falecimento de Dom Luciano Mendes de Almeida).


CDs com obras editadas a partir do acervo no Projeto AMB/RDP.
2001 - 2003
Entre janeiro de 2001 e dezembro de 2003 realiza-se no Museu da Música o Projeto Acervo da Música Brasileira / Restauração e Difusão de Partituras (AMB/RDP).
Este projeto iniciou nova fase de tratamento do acervo do Museu da Música e produziu, a partir de suas fontes, edições de partituras e gravações de obras inéditas de música sacra dos séculos XVIII e XIX.


Obras de Restauração
do antigo Palácio
2004
Começam as obras de restauração do antigo Palácio dos Bispos, também conhecido como Palácio da Olaria, primeira residência dos bispos de Mariana, em parte construído no século XVIII.
Por iniciativa de Dom Luciano, planeja-se a transferência do Museu da Música para o edifício assim que terminem as obras.


Álbum Lobo de Mesquita no
Museu da Música
2005
Através de novos projetos, patrocinados por VITAE e pela Caixa Econômica Federal, aprofunda-se o trabalho descritivo realizado nas seções Acervo Lavínia Cerqueira e Arquivo do Seminário de Mariana e é publicado o livro Lobo de Mesquita no Museu da Música, em homenagem ao compositor José Joaquim Emerico Lobo de Mesquita (1746?-1805), no bicentenário de seu falecimento.


Inauguração do Museu da Música
2007
O Museu da Música é instalado no Centro Cultural Arquidiocesano Dom Frei Manoel da Cruz, no recém restaurado Palácio dos Bispos. Inaugura-se em 16 de julho de 2007, com a abertura de exposição de longa duração. Em 07 de novembro de 2007 abre-se para a comunidade a sala de acervo, dotada de equipamentos adequados para a conservação dos documentos e atendimento aos pesquisadores.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...