A programação inicial é a exposição temporária denominada “As padroeiras das antigas paróquias de Angra”, que será aberta, dia 15, às 9h. A exposição poderá ser visitada no horário normal de visitação do museu: de terça-feira a domingo, das 9h às 18h, até o dia 30 de maio.
Na quarta-feira, dia 16, o museu oferece a palestra “O acervo de arte sacra de Angra dos Reis no contexto da cultura do Brasil”, às 15h. A palestrante convidada é a museóloga e historiadora Maria Emília Matos.
No dia 18, sexta-feira , a Gerência de Assuntos Religiosos monta a exposição “Janelas do patrimônio”, na Praça da Matriz, no Centro da cidade, no das 10h às 16h.
A terceira e última exposição da Semana de Museus será aberta no dia 20 com a exposição “A piedade popular e a devoção a Nossa Senhora”, das 9h às 17. Todas as atividades terão o tema “Museus em um mundo de transformação: novos desafios, novas inspirações”.
A Semana dos Museus é uma realização do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), em todo o Brasil.
***
A Igreja de Nossa Senhora da Lapa e da Boa Morte foi construída em 1752.
É a única igreja que conserva a pintura original do retábulo do Altar-Mor. Atualmente, abriga o Museu de Arte Sacra de Angra dos Reis, criado em 1992. Tombada pelo IPHAN em 1954.
Veja outros artigos publicados aqui e aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário