segunda-feira, 7 de maio de 2012

Após quase seis anos de restauração, painel embeleza Catedral Metropolitana de Florianópolis

Após quase seis anos de restauração, painel embeleza Catedral Metropolitana de Florianópolis Jessé Giotti/Agencia RBS
Pintura mostra São Pedro, ajoelhado, recebendo as chaves do céu das mãos de Jesus Cristo Foto: Jessé Giotti / Agencia RBS
Por Angela Bastos/ Diário Catarinense

Primeiro, a orelha. Depois, o cabelo. Assim emergiu uma das pinturas mais valiosas da Catedral Metropolitana de Florianópolis. Cinco anos depois, o painel localizado na parte superior do Arco Cruzeiro, o mais importante da igreja construída em 1675, a cerca de 12 metros do chão, está à mostra. Na imagem, São Pedro, ajoelhado, recebendo as chaves do céu das mãos de Jesus Cristo cercado pelos apóstolos.

A pintura foi encontrada durante uma das prospecções feitas pela restauradora de bens culturais móveis Susana Cardoso. Em 2006, ela contava que o desenho encontrava-se em uma condição muito boa e bastante sensível ao uso do solvente. Com lupa e bisturi cirúrgico, a restauradora levou dois dias para descobrir o rosto de Pedro. Na época, já era previsto: seria necessário um bom tempo para que a imagem coberta por camadas de tintas fosse totalmente revelada.




O conjunto emergiu. E com ele não apenas a revelação de um segredo que supõe-se tenha sido obra do artista Acari Margarida, o mesmo que pintava os cartazes no antigo Cine Roxy. A umidade prejudicou a pintura, sendo que as imagens de quatro santos — localizadas ao lado e embaixo da pintura central — não têm como ser recuperada.

— Nem mesmo a técnica de reintegração, quando os restauradores fazem alguma intervenção que não se percebe à distância e sim só estando mais próximo, seria possível — conta o padre Siro Manoel de Oliveira, reitor e pároco da Catedral Metropolitana.


Isso, conta o padre, para tristeza da comunidade que frequenta a igreja:

— É uma decisão técnica, não nossa. Nós achamos que, baseado em fotografias antigas da época anterior a cobertura com tinta, o desenho pudesse ser refeito. Mas estamos em um imóvel tombado e existem esses detalhes — conta o religioso.


Revitalização desde 2005As obras de restauração e revitalização da Catedral Metropolitana começaram em 2005. O trabalho permitiu a revelação de passagens secretas, portas escondidas atrás de altares, pinturas embaixo de grossas camadas de tinta, ossadas em túmulos. Foram recuperados as coberturas e estruturas, a área externa, fachada, controle de umidade e iluminação externa. Também foram instalados ar condicionado e câmeras de segurança na parte interna e externa da Catedral. Está em fase de conclusão o espaço museal e a nova sacristia. Essa é a quarta etapa e inclui a recuperação de sete altares.

A última etapa da reforma inclui o Complexo da Catedral, onde faz parte a casa paroquial e os antigos cinemas Roxy e Ritz. A previsão do investimento total da obra é de R$ 12 milhões, financiados por meio da Lei Rouanet. Pessoas e empresas podem ajudar na restauração da Catedral Metropolitana de Florianópolis. Isso pode ser feito em contato com a Secretaria Paroquial, no horário das 9 às 12h e das 13h às 17h30min.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...