quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

O Crucifixo de Brunelleschi



Brunelleschi



Crucifixo de Brunelleschi é uma escultura de madeira preservada na Capela Gondi de Santa Maria Novella, em Florença, feita em torno de 1410-1415, aproximadamente.

De acordo com Vasari foi esculpido este trabalho em resposta ao crucifixo de madeira de Donatello de Santa Cruz, em Florença, ao que Brunelleschi havia expressado críticas ao naturalismo exagerada e que ele chamou de "camponês crucificado" em vez de um corpo similar ao de Jesus Cristo, que "em todas as suas partes era o homem mais perfeito que havia nascido. Ainda de acordo com Vasari, Donatello o desafiou a fazer um melhor, o Brunelleschi esculpiu este trabalho, a vista de que seu amigo que, foi surpreendido com tanta maravilha, e ao cair no chão  espantado exclamou: "à você é concedido fazer o Cristo e a mim o camponês."

Histórias a parte (que pode mesmo não ser verdadeiro tendo em conta a distância de datas entre as duas obras documentados, estimada entre dois e nove anos), o trabalho de Brunelleschi é um caso completamente diverso, não só em nome de serenidade mas composta de uma solene gravidade (seriedade, dignidade, gravidade é uma das mais antigas virtudes romanas que a sociedade previu que os homens possuisem, juntamente com piedade e dignidade), mas também uma investigação teológica cuidadosa.

Em comparação com a obra de Donatello é de fato, mais idealizada e medida, com perfeição matemática de formas, representando o homem homem ideal de Vitrúvio, também ecoa dela a perfeição divina do assunto. Braços abertos, medida como a altura da figura, a linha da ponta do nariz até ao centro de gravidade do umbigo, etc.



E aqui eu sobreposto ao famoso desenho de Leonardo à madeira figura de
Brunelleschi.


O Homem Vitruviano é um desenho feito a pena no papel por Leonardo da Vinci. Conhecida representação das proporções ideais do corpo humano, demonstra como ele pode ser harmoniosamente inscrito no círculo duas figuras "perfeito" que representa a perfeição divina e do quadrado.

Brunelleschi tem referência do crucifixo de Giotto, mas retrabalhou a figura de Cristo,  não estando mais na estação de reta, mas é dobrada na cruz, adicionando uma leve torção para a esquerda, que criou pontos mais privilegiados da visão de que "gerando espaço" em torno deles, fazendo com que o observador façaa um caminho semi-circular em torno da figura.

O trabalho é caracterizado por um cuidadoso estudo de anatomia e proporções, com um resultado essencial (inspirada pela antiga), o que aumenta a dignidade sublime e harmonia da obra. Como na Cruz de Giotto o nada é aleatório ou produto de um improviso repentino da imaginação, mas em vez disso é o resultado de uma reelaboração continua, com fundamentos racionais e teológicas sobre a ordem do mundo e suas coisas.


Fonte original da notícia em italiano: Opera Santa Maria Novella

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...