Quem nunca foi para o Palácio Apostólico, residência oficial do Papa, no Vaticano, vai poder ter uma ideia da magnitude da Capela Sistina durante o Natal Iluminado, projeto cultural gratuito realizado pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP).
O evento, que tem o apoio do Ministério da Cultura e patrocínio do Bradesco e Cielo, vai projetar no teto e no altar da igreja uma seleção de centenas de imagens de artistas como Michelangelo, Rafael, Bernini e Botticelli. Além dos clássicos, o Natal Iluminado também traz obras pouco conhecidas dos brasileiros, mas de valor histórico imensurável, como o batistério ortodoxo de Ravena.
“Buscamos fazer um mix entre clássicos famosos, obras menos conhecidas e conteúdo original, para proporcionar uma experiência mais rica e complexa para o público”, revela José Mauro Gnaspini, diretor de arte do Natal Iluminado e diretor da Virada Cultural de São Paulo. A arquitetura da igreja também foi considerada na escolha das imagens para garantir o máximo de acuidade nas exibições. “Utilizamos sete projetores de alta definição e luminosidade e dezenas de pessoas foram envolvidas na produção”, informa José Mauro.
Além das projeções visuais haverá um auto de Natal representado na nave da igreja acompanhado de trilha sonora desenvolvida especialmente para o evento. O texto aborda um menino que sonha com a criação do universo em suas diversas etapas. “Nossa ideia foi desenvolver uma atração cultural e visual grátis para as pessoas que circulam na Avenida Paulista, visando facilitar o acesso à população, já que o local é um dos mais disputados do Natal na cidade”, revela Gui Afif, diretor geral do Natal Iluminado.
As apresentações acontecerão todas as noites e serão abertas ao público, sem necessidade de inscrição prévia ou ingresso, mas vale chegar com antecedência, pois em 2014, 11 mil pessoas conferiram o evento. “Estamos preparando um espetáculo que, com certeza, deve encantar a população, já que toca em temas profundos como a origem da vida e traz uma mensagem de esperança no final”, acrescenta Afif. O local comporta cerca de 400 pessoas sentadas e o espetáculo tem duração de 25 minutos.
Confira abaixo a fica técnica e agenda do evento:
Direção Geral: Gui Afif
Direção Técnica: Ricardo de Paula Eduardo
Direção Artística: José Mauro Gnaspini
Texto: Geraldo Lacerdine e André Luís Araújo
Narrador: Geraldo Lacerdine
Projeções: Alexis Anastasiou e Visualfarm
Trilha Original: Ricardo Perez
Canções: Grupo OPA
Coreografia Sandra Miyazawa
Programação
15/12/2015: 21h30
16/12/2015: 20h e 21h
17/12/2015: 21h30
18/12/2015: 20h e 21h
19/12/2015: 19h, 20h e 21h
20/12/2015: 21h
21/12/2015: 20h e 21h
22/12/2015: 20h e 21h
Local: Paróquia São Luís Gonzaga, Avenida Paulista, 2.378.
Fonte: Revista Eventos
Nenhum comentário:
Postar um comentário