quarta-feira, 2 de julho de 2014

Igreja de São Pedro dos Clérigos é restaurada

  • Margarida Neide | Ag. A TARDE
    Imóvel no Terreiro de Jesus tinha vários problemas, como umidade e cupins no madeiramento do telhado
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) entregou nesta quinta-feira, 26, restaurada à Arquidiocese de São Salvador da Bahia a Igreja São Pedro dos Clérigos. Localizado no Terreiro de Jesus, o templo católico apresenta planta típica das igrejas baianas do começo do século XVIII.
As obras de preservação da integridade física e estética do monumento tombado em 1941 tiveram um orçamento de R$ 2 milhões. Os serviços de conservação e restauração foram realizados em várias etapas devido ao precário estado da edificação histórica.
Na primeira etapa, foram feitas intervenções para sanar os pontos mais críticos e que apresentavam riscos. Na cobertura, por exemplo, foi substituído o madeiramento deteriorado pela ação de cupins e umidade.
Foi feito novo telhamento, com grampeamento individual das telhas com fios de aço inox além de assentamento de manta de subcobertura, para evitar infiltrações nos forros artísticos e pisos centenários de madeira. Foi substituída toda a rede elétrica antiga e instalado projeto de luminotecnia, tanto interna como externamente, para valorização dos seus elementos artísticos.
Os trabalhadores instalaram equipamentos de segurança contra incêndio; reforço metálico de estruturas de piso e cobertura na área do anexo da irmandade; restauraram esquadrias de madeira (portas e janelas), bem como gradis metálicos. Além disso, foi efetuada a restauração do forro artístico do átrio (trecho sob o coro), cuja estrutura de sustentação  apresentava risco de desabamento.
Pintura original
A pintura artística original, encoberta por diversas camadas,  foi resgatada. Outros elementos artísticos também foram objetos de intervenção, merecendo destaque as sanefas e mísulas em madeira dourada, localizadas próximas a esse forro, cujo entalhe e douramento foram restaurados, resgatando toda a sua leitura artística e estilística. 
O monumento religioso teve pintada toda sua alvenaria interna  e externa, com destaque para as pinturas parietais, descobertas através das prospecções efetuadas nas alvenarias internas da nave e capela-mor.
Durante este ano, para a conclusão dos trabalhos, o Iphan realizou obras de conservação e restauração dos bens móveis e integrados. Foram restaurados o machetado, a capela-mor, as tribunas, os forros, as imagens de Nossa Senhora das Portas do Céu, Santo Amaro, Nossa Senhora da Conceição, Santa Luzia e os evangelistas São Paulo, São Pedro, Santo Eloy, Cristo Crucificado, a pintura parietal da Sala de Consistório, dos alteres colaterais, dos púlpitos, do piso e o ossário composto por lápides.
Características
A licença de construção do imóvel foi concedida em 1709, pelo arcebispo dom Sebastião Monteiro da Vida, para os integrantes da Irmandade de São Pedro dos Clérigos. O templo apresenta corredores laterais superpostos por tribunas, típicos do século XVIII.
A fachada principal da igreja  é em estilo rococó,   embora  tenha sido edificada já no século XIX, após o auge desse estilo artístico. O interior do templo católico apresenta uma decoração de transição entre o rococó e o neoclássico, fato comprovado pelo arco cruzeiro e teto, que são rococós, enquanto os altares já são neoclássicos.
Fonte: A Tarde

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...