terça-feira, 11 de setembro de 2012

Na igreja da Consolação, uma restauração polêmica

Nos últimos dias, a internet foi invadida por incontáveis piadas alusivas a uma  restauração desastrosa feita na Espanha por Cecília Jimenez, de 80 anos, no Ecce Homo do Santuário Nossa Senhora da Misericórdia de Borja, próximo a Zaragoza.
 
Fotos de L.C.Leite/Luz
 
Quase três décadas antes de dona Cecília se aventurar no universo da restauração de obras de arte, um conterrâneo seu assombrou não o mundo, mas pelo menos os fieis frequentadores da igreja da Consolação, no centro de São Paulo. Seu nome: Carlos M.  Ferreirós Díaz, um legítimo restaurador. Mesmo assim, em 1984 ele foi apontado como o responsável por danos em parte da obra Nascimento de Cristo, de Oscar Pereira da Silva, pintada numa das paredes do templo. E não foi só isso. O restaurador espanhol teria assinado seu nome na obra alheia.
 
Poluição - O Nascimento de Cristo faz parte de um conjunto de seis quadros do artista brasileiro, expostos na igreja da Consolação, que também guarda obras de Benedito Calixto. A necessidade de restaurar as pinturas do templo, em especial as de Pereira da Silva, surgiu no início dos anos 1980 em razão dos estragos produzidos pelos poluentes dos carros que passam pela rua da Consolação.
 
Concerto - Em 1984, veio a decisão de restaurar as obras de Pereira da Silva. Para tanto, parte do dinheiro necessário foi obtida por meio de um concerto realizado no interior da igreja, no dia 29 de agosto daquele ano. Cada ingresso custou três mil cruzeiros, a moeda da época. O jornal O Estado de S. Paulo noticiou a apresentação.
 
Fotos de L.C.Leite/Luz
 
Com os recursos arrecadados, a igreja deu início aos trabalhos e trouxe da Espanha o restaurador Ferreirós Díaz para realizar a limpeza da obra (retirar fuligem e outras impurezas) e, finalmente, protegê-la com verniz.
 
Não se sabe ao certo quanto tempo durou a restauração, mas ela foi concluída ainda em 1984. Após o trabalho, o restaurador espanhol voltou para sua terra natal. Assinatura - Em São Paulo, uma paróquia inteira ficou indignada. E não era para menos: em vez de criar uma capa protetora para a obra de Pereira da Silva, o verniz usado pelo restaurador fez surgirem várias manchas acinzentadas na parte inferior da pintura. Mais: do lado oposto ao da assinatura do artista, na parte inferior da imagem, à direita, foi escrito em tinta preta, em espanhol, a data e o nome do restaurador.
 
Há quem credite a ousadia da assinatura ao próprio Figueirós Díaz. Outros, porém, dizem que a assinatura teria sido feita por um padre inconformado com a péssima qualidade da restauração. Para esclarecer os fatos, ontem a reportagem do DC entrou em contato com o setor de imprensa da Arquidiocese de São Paulo, que não respondeu a um pedido de entrevista até o fechamento desta edição.
 
Cautela - O restaurador carioca Mauro Bandeira está há 20 anos no ramo e já recuperou obras de Di Cavalcanti, Cândido Portinari e Aldemir Martins, entre outras. Cauteloso, ele afirma que somente uma investigação in loco poderá apontar a verdadeira causa das manchas na obra de Oscar Pereira da Silva.
 
"É preciso verificar a umidade do ar, a tinta usada, a fuligem e outras coisas. Há várias hipóteses para explicar as manchas na pintura. Agora, sobre a assinatura, se ela realmente ocorreu, é um absurdo completo. Isso vai de encontro a tudo que eu aprendi no ramo da restauração. Pelo menos no Brasil, isso não é aceito", disse Bandeira. "Nunca ouvi uma história de um restaurador que tenha se sobreposto ao artista. No máximo, alguns restauradores colocam uma placa no verso da obra. Nunca na própria tela", disse.
 
Novo restauro - Seja como for, a boa notícia é que o  Nascimento de Cristo será submetido a uma nova restauração, a exemplo do que vem ocorrendo em todo o interior da igreja. O altar lateral, à direita, já está pronto. O próximo passo será o restauro do teto da igreja. No ano passado estimava-se que todo o trabalho de recuperação do templo deve durar dez anos.
 
Por Ivan Ventura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...