quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Cenni di Petro (Giovanni) Cimabue


Cenni di Petro (Giovanni) Cimabue (c.1240 – 1302) foi um pintor florentino e criador de mosaicos. Ele também é popular por ter descoberto Giotto e ser considerado o último grande pintor italiano a seguir a tradição bizantina.

Sua biografia foi descrita por Giorgio Vasari no livro "As Vidas dos Artistas". Seu nome foi mencionado no Purgatório da Divina Comédia, de Dante Alighieri. Cimabue morreu em Pisa.
Cimabue introduziu a idéia de tratar imagens e obras como indivíduos. Seu grande rival era Duccio, em Siena. Muitas de suas obras estão no interior da Basílica de São Francisco de Assis e na Galleria degli Uffizi, na Itália e no Louvre, em Paris.

Madonna com o menino
Julgando por suas encomendas, Cimabue parece ter sido uma artista muito reconhecido em seu tempo. Enquanto trabalhava em Florença, Duccio foi seu principal rival em Siena. Cimabue pintou dois grandes afrescos na Basílica de São Francisco de Assis, na parede do transepto: a Crucificação e a Descida da Cruz.

Outra obra danificada é o grande Crucifixo da Basílica da Santa Cruz, em Florença. Foi a maior obra de arte perdida na enchente de Florença, em 1966. Outra obra que sobreviveu foi a Madonna da Santa Trinita, que estavana Igreja da Santa Trindade, e agora se encontra na Galeria Uffizi.

Na Basílica inferior da Basílica de São Francisco de Assis, existe um importantíssimo afresco de Cimabue: A Virgem com São Francisco, Anjos e Santos, considerada uma obra já de sua fase adulta.

A Flagelação de Cristo, 1280

Duas outras pinturas atribuídas a Cimabue estão na Coleção Frick, em Nova York. A Flagelação de Jesus foi comprada pela Coleção Frick em 1950, mas ainda se debate sobre sua autoria (ou de Duccio). Em 2000, a Galeria Nacional de Londres adquiriu outra pintura da Virgem e hoje se acredita que as duas obras sejam parte de um mesmo díptico ou tríptico, certamente de Cimabue.

Uma pequena pintura chamada Madonna e Jesus com São Pedro e São João Batista está na Galeria Nacional de Arte em Washington, DC. Foi pintada por Cimabue ou algum de seus aprendizes em 1290. A pintura é significativa porque mostra um tecido que pode ter sido o primeiro quilting em patchwork da arte ocidental.

Wikipédia

Algumas Obras:

Crucifixo, igreja de San Domenico Arezzo

Madonna da Santa Trinita, na Galeria Uffizi



Crucifixo da Basílica de San Domenico, Bolonha
Transfiguração de Cristo


A Crucificação

A Virgem com São Francisco, Anjos e Santos

Madona e o Menino, c. 1283

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...