terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Roteiro: História, Arte e Fé - Conheça algumas Capelas que fazem parte do roteiro religioso de Petrópolis

São diversos os motivos de quem busca conhecer novos lugares: aventura, tranquilidade, um tour pela história, pela cultura ou gastronomia. Uma coisa é certa: quando viajam, as pessoas desejam novas experiências. E há um grande grupo que procura espiritualidade.

No Brasil, país reconhecido pela religiosidade, festas, romarias e peregrinações são tradição. Os cinco destinos mais populares são: Aparecida do Norte, em São Paulo; a Festa do Círio de Nazaré, em Belém; Juazeiro do Norte, no Ceará; Nova Trento, em Santa Catarina e Nova Jerusalém, em Pernambuco.

Isso sem contar as cidades históricas de Minas Gerais que atraem milhares de turistas pelas belezas arquitetônicas de suas igrejas, como em Ouro Preto e Mariana.

A vocação para o turismo religioso também se faz presente em Petrópolis. Atrativos como a Catedral São Pedro de Alcântara e o Trono de Fátima já fazem parte dos cartões postais da cidade. O que muitos não sabem é que a Cidade Imperial possui centenas de pequenas igrejas e capelas, muitas datadas do século XIX, que abrigam história, arte e arquitetura. A tradição vem das Capelas edificadas nos solares das fazendas, invocando padroeiros de devoção das famílias.

Para conhecer um pouco destas obras, selecionamos oito capelas e pequenas igrejas, com diferentes ornatos, que compõem harmoniosos conjuntos, desde os tempos de outrora. 

Capela Nossa Senhora do Sion 

Localizada no prédio da UCP (Universidade Católica de Petrópolis), a Capela Nossa Senhora do Sion foi construída entre 1914 e 1922. Inspirada na Capela da Congregação de Nossa Senhora de Sion de Paris, França, é assinada pelo engenheiro Heitor da Silva Costa, responsável pela construção do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro. Em estilo renascentista, possui uma nave central e duas colaterais com um coro em semicírculo. As abóbadas e os grandes arcos constituem as partes mais interessantes da obra. 

Endereço: Rua Benjamin Constant, 213 – Centro 
Telefone: (24) 2244-4000
Missas: de Segunda a sexta-feira, às 18h30 e domingos, às 11h30 (todo último domingo do mês participação dos corais Laus Deo e Regina Caeli).
Visitação: de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h e das 17h às 21h 

Igreja Consagrada Imaculada Conceição - Mosteiro da Virgem

Desde 1937, abrigando a comunidade contemplativa de Beneditinas, a Igreja foi inaugurada em 1989. Projetada pelo arquiteto e artista sacro Cláudio Pastro, a obra possui estilo moderno onde se destacam: o painel representando Jesus Cristo Glorioso; uma rara imagem da Virgem Maria grávida; a “Menorah”, candelabro de bronze com sete braços (típico das Sinagogas representando a plenitude); o coro monástico e uma capela que abriga o Santíssimo Sacramento. Diariamente acontecem missas e orações, abertas ao público. É necessário apenas solicitar a entrada pela portaria que permanece fechada. Além da beleza do local, o canto gregoriano das missas e os famosos bricelets, deliciosos biscoitos suíços, fabricados pelas monjas, atraem dezenas de fiéis. 

Endereço: Av. Ipiranga, 555- Centro 
Telefone: (24) 2242-2394 / 2231-6393
Missas: de segunda-feira a sábado, às 7h e domingos às 10h30min
Visitação: diariamente, das 7h às 18h 

Capela Nossa Senhora Auxiliadora 

Inaugurada em 1901, foi o primeiro templo erguido em homenagem a Nossa Senhora Auxiliadora. Conhecida também como Capela do Bingen, nasceu da devoção, sobretudo, dos descendentes dos colonos alemães. Localizada no alto do morro “São Francisco”, propriedade do Convento dos Franciscanos, possuía decoração simples até que em 1919 sofreu algumas alterações. Um altar lateral em estilo gótico, pertencente anteriormente à Igreja do Sagrado Coração de Jesus, foi instalado. Dois vitrais foram colocados ao lado da mesa de comunhão e as cruzes representando as estações da Via Sacra postas no caminho que leva à Capela. As cruzes foram substituídas, mais tarde, por capelinhas idealizadas pelo Frei Edgar Leurs e, até hoje, podem ser vistas pelos visitantes.  

Endereço: Rua Doutor Paulo Herve, 1539 – Bingen
Missas: domingos, às 8h
Visitação: mediante agendamento - Tel: (24) 2235-9106 

Capela de Nossa Senhora de Fátima -  Trono de Fátima 

Oferece ao turista uma visão única da Cidade Imperial.
Mantido pela Congregação Mariana, possui uma estátua de Nossa Senhora de Fátima em imponente monumento de 7 metros de altura, sob o qual encontra-se uma Capela, no subsolo. O conjunto está envolto por sete colunas que representam os dons do Espírito Santo – Temor a Deus, Piedade, Ciência, Fortaleza, Conselho, Inteligência e Sabedoria. 

Endereço: Rua Bispo Dom José, s/nº - acesso pela Rua Monsenhor Bacelar - Valparaíso
Missas: procissão todo dia 13 com saída no Teatro Mariano às 19h30min - quando a data cai entre segunda e sábado - e às 17h30min, se for domingo.
Visitação: diariamente, das 8h às 18h 

Capela N.S. do Amparo 






Idealizada pelo Padre João Francisco de Siqueira Andrade, em 1871, a Congregação Nossa Senhora do Amparo, dedicada à educação de crianças órfãs e pobres de Petrópolis.
No suntuoso prédio da Congregação onde está localizada a escola, há também a Capela N. S. do Amparo. Construída entre 1868 e 1883, possui em seu interior um dos mais belos altares de Petrópolis.



Trazido da Alemanha, especialmente para a Capela, o altar reproduz a fachada de uma catedral gótica com cinco torres. Nas três principais, encontram-se as imagens da Padroeira, São José e São João Evangelista. Totalmente restaurado em 1993, o altar encanta pelos detalhes – nervuras com revestimento dourado, talhos ogivais e linhas acentuadas verticais que fazem com que se sobressaia a grande desproporção da altura em relação à largura – e pela beleza das imagens constantemente iluminadas, dando um belíssimo efeito às obras.

Endereço: Av. Roberto Silveira, 150 - Centro
Missas: segunda e sexta, às 17h45min e domingo, às 8h
Visitação: somente no horário das missas 

Igreja de Santa Catarina 

A Igreja Santa Catarina está localizada ao lado do colégio que leva o mesmo nome onde.  Há quase 113 anos a Congregação das Irmãs de Santa Catarina se dedica à educação de milhares de crianças e jovens.
Em estilo gótico, a Igreja foi construída em 1921. Nas paredes laterais, 14 imagens representam a Via Sacra. A mesa de comunhão em mármore branco e adornos em bronze dourado traz em suas extremidades a âncora e o peixe, símbolos utilizados pelos cristãos para se identificarem na época em que eram perseguidos. O peixe representava os próprios cristãos e a âncora, a salvação. Nos portões que dão entrada ao altar há duas imagens de cervos que representam o “beber na fonte de Deus”. No altar, um crucifixo em mármore preto que foi adquirido através de doações dos alunos do Colégio. Em 1997, em comemoração pelo seu centenário, a Igreja foi presenteada com uma imagem de Santa Catarina de Alexandria, esculpida em madeira pelo artista petropolitano Nando. 

Endereço: Rua Montecaseros, 288 - Centro
Missas: sábados, às 19h
Visitação: mediante agendamento – Tel: (24) 2242-2871 

Capela Nossa Senhora das Graças – Colégio Santa Isabel   

Sob a direção das Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo, fica no interior do Colégio Santa Isabel cujo nome é uma homenagem a uma das rainhas de Portugal. Teve como patrona na época de sua fundação, a Princesa Isabel.
Inaugurada em 1864, possui pinturas folheadas a ouro, imagens vindas da França, e um altar em madeira cuja pintura imita, com perfeição, o mármore. A iluminação do altar misturada à luz natural vinda dos vitrais reforça a beleza das imagens. 

Endereço: Rua do Imperador, 689 – Centro
Missas: de Segunda a sexta-feira, às 18h20min; sábados, às 17h e domingos, às 9h30min
Visitação: somente no horário das missas 

Capela de Santo Antônio - Fazenda Samambaia

Mais de um século antes da fundação de Petrópolis, a Fazenda Samambaia já hospedava o Imperador D. Pedro I que, após uma viagem pelo Caminho Novo em direção às Minas Gerais, se encantou pela região.
A Capela dedicada a Santo Antônio possui altar em estilo barroco e fica na varanda da sede, totalmente preservada. Foi a primeira capela oficial da Cidade Imperial, tendo sido reconhecida pelo Vaticano, onde está catalogada.
Hoje, a fazenda tombada pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), é sede do ISCA (Instituto Samambaia de Ciência Ambiental) e conta com diversas atividades, um borboletário e horta orgânica, além do restaurante Taverna do Cônego e do jardim planejado em 1948 pelo paisagista Burle Marx, com espécies nativas. 

Endereço: Estrada da Samambaia, 138 – Samambaia – Tel: (24) 2246-2248 / 2242-3478
Missas: terças-feiras às 17h30
Visitação: sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h – Ingresso: R$ 4,00 (taxa de entrada na fazenda) – Aberta durante a semana mediante reserva de grupos acima de 15 pessoas – Entrada gratuita para o visitante que almoçar no restaurante.

Texto: Isabela Lisboa 
Fonte:Fundação de Cultura e Turismo de Petrópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...