domingo, 19 de fevereiro de 2012

Peça sacra desaparece de igreja em João Pessoa - PB


Não há sinais de arrombamento na igreja, segundo Arquidiocese. Crucifixo é banhado a outro com pedras de rubi e falsos diamantes.

Uma peça sacra pertencente a uma exposição de arte do Centro Cultural da Igreja de São Franscico, em João Pessoa, desapareceu entre a sexta-feira (17) e este sábado (18). A principal suspeita da Arquidiocese da Paraíba é que um crucifixo em questão tenha sido furtado. A ausência foi percebida por funcionários na manhã deste sábado. De acordo com o curador da exposição, José Augusto de Moraes, o pingente é banhado a ouro e cravejado com pedras de rubi e falsos diamantes. O valor estimado do crucifixo não foi divulgado.

O artigo perteceu ao dom Epaminondas José de Araújo, paraibano que foi bispo em cidades da Bahia, Goiás e Alagoas, além de ter exercido atividades na Paraíba. O religioso morreu em 2010.

O monsenhor Ednaldo Araújo, diretor do Centro Cultural, procurou a Polícia Civil e registrou a ocorrência. Uma perícia foi feita no local por volta das 12h (horário local) à procura de vestígios possivelmente deixados pelo autor do suposto furto. De acordo com o representante da arquidiocese, não há sinais de arrombamento nas janelas e portas do salão onde as peças ficavam expostas.
 
 Por telefone, o arcebispo da Paraíba, Dom Aldo Pagotto, lamentou o ocorrido e explicou  que a perda é muito grande para a Diocese. "Peço que a população colabore com informações, porque as peças são relíquias de fácil identificação", disse.

A exposição foi aberta ao público em comemoração aos 100 anos da arquidiocese, que acontece no ano 2014. O evento tem peças dos séculos 17 e 18. Conforme o monsenhor Ednaldo, o museu ficará fechado por medida de segurança enquanto o desaparecimento das peças for esclarecido.
 
G1PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...