sábado, 11 de fevereiro de 2012

A ARTE DA ILUMINURA BIZANTINA

Seminário com a perita Anna Zacharova

Prossegue a série de seminários de aprofundamento que a escola iconográfica de Seriate, na Itália, oferece aos interessados ​​na história e no significado do ícone.
No sábado 3 de março acontecerá o seminário de um dia intitulado A arte da iluminura em Bizâncio, ministrado por Anna Zacharova, professora de história da arte na Universidade Estatal de Moscou e de arte bizantina no Instituto Estatal de Crítica da Arte.
Zacharova, aluna de Olga Popova e bizantinóloga de renome mundial, é conhecida pelas suas publicações e apresentações em várias universidades europeias.
O tema escolhido é um importante aspecto da herança cultural bizantina e eslava. A iluminura, também conhecida como miniatura, representa uma fonte iconográfica de primordial importância para o estudo da pintura icônica, e estilisticamente é uma excelente ferramenta para a compreensão da construção composicional da pintura monumental.
O seminário será dividido em duas aulas, com projeção de material iconográfico. Seguirão conversas livres com os participantes, para esclarecimentos e informações adicionais sobre os tópicos discutidos.
O programa oferece:
1) Códices com iluminuras protobizantinos (séc. V-VIII).
2) Códices com iluminuras da dinastia Macedônia (segunda metade do séc. IX à primeira metade do séc. XI);
3) Códices com iluminuras da dinastia Comnena (segunda metade do séc. XI ao séc. XII).
4) Códices com iluminuras da dinastia Paleóloga (segunda metade do séc. XIII à primeira metade do séc. XV).
Para mais informações: scuolaseriate@russiacristiana.org.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...