sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

IEPHA/MG INFORMA: ROUBO DE IMAGENS DA MATRIZ DE ITACAMBIRA

Informamos que, na madrugada desta quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012, a Matriz de Santo Antônio, em Itacambira, foi arrombada, e algumas peças sacras foram roubadas. A Igreja, que tem tombamento pelo Iepha/MG.
pecas-roubadas-atualizado
De imediato, o Iepha procedeu o envio eletrônico das fichas de inventário do templo à Prefeitura e às polícias Civil e Federal, para conferência completa do acervo documentado pelo Instituto, com fotos, descrições, medidas, dentre outros. 

Após conferência do acervo inventariado da Matriz foram oficialmente registradas como subtraídas cinco imagens sacras (Santo Antônio, Santana Mestra, São Miguel, São Sebastião e São Vicente Ferrer).  A situação foi reportada às autoridades e órgãos competentes, e as peças foram incluídas no cadastro nacional de bens desaparecidos.

As fotos divulgadas em um primeiro momento foram levantadas junto ao trabalho de inventário, realizado há alguns anos. Entretanto, todas as obras passaram por restauração em 2009, tendo ocorrido então uma grande mudança de cores e características. Por esta razão, novas fotografias, mais recentes, que realmente representam a forma em que estavam antes do furto, foram encaminhadas a imprensa para auxiliar na correta identificação.

Se alguém tiver alguma informação favor entrar em contato pelo telefone (31) 3235-2800 ou pelo faleconosco no site do Iepha/MG.

Outras informações:
Segundo registros históricos, a Matriz de Santo Antônio teve sua construção iniciada na primeira metade do século XVIII. Até hoje, não foram localizados dados sobre profissionais ou artistas que teriam trabalhado em suas obras arquitetônicas e ornamentais ao longo do tempo. O interior da igreja causa grande impacto visual, e até certo estranhamento, pelo aspecto despojado, muito diferente da apresentação estética convencional encontrada em templos católicos. Essa singularidade e detalhes geométricos tornam a igreja um exemplar muito especial tanto do ponto de vista da estrutura, dos encaixes e entalhes quanto da composição da decoração de uma forma geral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...