segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Paris pretende comemorar com solenidade e magnificência os 850 anos de sua Catedral

 

notre-dame_de_paris_engraving.jpg
Paris, Gaudium Press) 
De 12 de dezembro deste ano até 11 de dezembro de 2013 a Arquidiocese e a municipalidade de Paris celebrarão o 850º aniversário da celebérrima Catedral de Notre Dame.

Com efeito, são 850 anos de História, de arte e de espiritualidade que serão comemorados em pleno coração da cidade luz, por meio de numerosas festividades, cerimônias e ações de graça, bem como de eventos culturais de envergadura, alguns dos quais herdeiros diretos dos primitivos construtores de Catedrais.

Entre as inovações a serem realizadas por ocasião das comemorações, está o projeto da instalação de um novo conjunto de oito sinos e de um "bourdon" - sino grave - em complementação ao já existente sino principal "Emmanuel"; um período extraordinário de apresentações musicais do coro de Notre Dame, bem como a realização de um congresso científico, exposições várias, espetáculos e apresentações monumentais, publicação de obras e uma nova exposição das preciosidades e compilações de objetos existentes no Tesouro da catedral, que contém peças litúrgicas preciosas desde o século XIII e acolhe 400 mil visitantes ao ano.

Uma das iniciativas conjeturadas, deverá estar no cerne das comemorações - o "Percurso do Jubilar" - uma proposta de peregrinação aos visitantes, com início no átrio da Catedral.

A Arquidiocese de Paris pretende com isto "propor a todos voltar-se a Nosso Senhor e à Santíssima Virgem e descobrir ou redescobrir a beleza e a riqueza de Notre Dame de Paris".

Bourdon-notre-dame-paris-tour-sud.jpg
Ponto saliente das comemorações consistirá na celebração do Dia Mundial do órgão, a 6 de maio de 2013.

Ao órgão, que sem dúvida, é o instrumento por excelência de Notre Dame será conferido um lugar preponderante nos projetos do Jubileu da catedral, especificamente neste dia, a ser realizado no mundo inteiro.

O evento consistirá na realização de 850 recitais de órgão oriundos do Patrimônio de Notre Dame de Paris, em Catedrais, Basílicas e Santuários dos cinco continentes.

A fim de se levar em conta os fusos horários de cada país, na prática espera-se um concerto com duração de 24 horas, que permitirá, assim, reviver a História musical de Notre Dame. Estas características geográficas e temporais excepcionais conferem ao evento um alcance totalmente inédito e sem precedentes.

A Catedral de Notre Dame

Em 1163 o Papa Alexandre III, na presença do Rei Luis VII da França colocava a primeira pedra da atual Catedral Notre Dame de Paris.

O edifício foi construído em perto de um século e passou a ser rapidamente um dos monumentos mais famosos da França, tornando-se até hoje, símbolo do Bispo, da Igreja e da cidade de Paris.

notredame-paris-france-shutterstock_1850783-600.jpg
Oito séculos após o início da construção, um congresso acolherá, em dezembro deste ano, vários especialistas de história religiosa, social, litúrgica, artística, literária, intelectual e institucional.

Durante quatro dias seguidos os congressistas debaterão sobre a igreja-Catedral, da Idade Média a nossos dias, focalizando os múltiplos aspectos do poder exercido por esta instituição: o controle que exercia sobre a Universidade, as conferências no período da Quaresma, análise da atuação pouco conhecida do Capítulo em suas decisões, as relações com a Coroa, a atualização do Canto Sacro, a celebração dos grandes eventos da nação, o impacto sobre a literatura romântica e a estética neo-gótica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...