quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Artesão que faz cadeira para o Papa: Um trabalho que “passa de especial”

MEXICO D.F., 03 Fev. 12 / 09:37 am (ACI)
 
O artesão mexicano José Cruz González Martínez é o encarregado de elaborar a cadeira (sede) que o Papa Bento XVI usará na Catedral de León em 25 de março. Em sua opinião este trabalho "não é um trabalho especial, ele passa de especial".

Em declarações à agência EFE, González disse que "o simples fato de ser para o Papa marca o artesão e, como me dizia o Padre Lemus, esta cadeira só vai ser usada pelo Papa e daí vai ao Museu de Arte Sacra".

O artesão relatou que durante 13 dias ocultou da sua família a missão que lhe haviam encarregado, até que não pôde conter-se e chorando disse: "estou fazendo a cadeira papal". "A verdade é que chorei. Não pude me conter", disse González ao relatar como contou à sua família a tarefa que lhe encomendou por telefone o Padre José Salomé Lemus, reitor da Catedral de León.

"Chegou um momento em que já não podia ocultar", afirmou o carpinteiro e acrescenta que fez a revelação quando sua filha Noemí perguntou o que ele estava escondendo.

A cadeira papal é elaborada com mogno chiapaneca, uma das madeiras mais finas no México, conta o carpinteiro que elabora o móvel em duas fases: entre os seis carpinteiros envolvidos e o torneiro armam as peças, e posteriormente o entalhador fará os detalhes.

A cadeira medirá entre 1,60 e 1,70 metros de altura, dependendo dos detalhes do escudo papal que coroará o respaldo; e 79,5 centímetros de largura por 62 de profundidade.

A peça conta com detalhes simbólicos, como dois leões que rematam os braços e que representam à cidade de León, onde estará o Papa de 23 a 26 de março.

Os seis carpinteiros trabalham 12 horas ao dia sem descanso nos fins de semana para poder terminar o trabalho a tempo que deve estar pronto no dia 20 de fevereiro. Ao final da visita papal a cadeira será enviada ao Museu de Arte Sacra, localizado na Catedral Metropolitana de León.

Em 25 de março, um dia antes de partir para Cuba, o Santo Padre estreará a cadeira na Catedral de León ao presidir as vésperas e dar uma mensagem aos bispos do México e da América Latina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...