quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Volto Santo di Lucca



O Volto Santo, também chamado de “a Santa Cruz”, é um crucifixo feito em madeira medindo 2 metros e 45 centímetros de altura e 2 metros e 75 centímetros de largura.

Diz a lenda que ele foi esculpido por Nicodemos, homem mencionado no evangelho de João (cap.3), depois da morte e ascensão de Jesus. Este trabalho foi designado a ele pois queriam um crucifixo com as verdadeiras feições de Jesus e achavam que ele era um dos poucos capaz de fazê-lo com tanta perfeição.

Com a madeira e as ferramentas, esculpiu todo o busto da imagem, faltando apenas a sua face. Como já estava cansado, pois passara o dia inteiro trabalhando na obra, resolveu dormir. Ao acordar no dia seguinte, qual não foi sua surpresa quando viu que o crucifixo já estava terminado. Anjos, durante a noite, trabalharam por ele e esculpiram a face de Jesus.

Durante anos, até sua morte, Nicodemos escondeu a imagem em uma gruta, no subsolo, com medo de que os judeus a roubassem e destruíssem Durante anos ela foi venerada até que quando o bispo Gualfredo a encontrou e resolveu colocá-la em um barco adornado com muita cera e luzes. A recobriu com betume entregando a Providência Divina e esperando que encontrasse uma região onde vários povos saberiam o ocorrido e iriam venerá-lo.

O barco, milagrosamente sem vela e sem tripulação, apenas continha o crucifixo, chegou no porto de Luni. Neste meio tempo, em uma noite um anjo aparece para o bispo Giovanni, de Lucca, dizendo que ele deveria ir com seus irmão ao porto de Luni, pois tinham encontrado uma escultura muito importante pois era a representação do verdadeiro Cristo crucificado.


O bispo junto ao clero e o povo, correram ao porto para apanhar a imagem. No entanto as ondas do mar eram muito fortes e o barco ia em direção aos luneses, mas por uma providencia divina a embarcação mudou seu rumo, retornou e foi em direção aos luccheses, que a resgataram e levaram para sua cidade em cima de uma carroça puxada por dois touros.

Bispo Giovanni I, de Lucca, foi inspirado pelo Espírito Santo para que a Divina Providência determinar onde a Cruz iria. Eles não foram orientadas em qualquer direção, mas permitiu a vagar como o Senhor iria ditar. Os bois com o crucifixo milagroso foram acompanhados pelo bispo de Lucca, e vários dignitários das cidades de Luni e Lucca. Houve relatos dos sons de anjos cantando cânticos celestiais, em honra do Filho de Deus, cuja imagem milagrosa que eles estavam guardando, quando eles seguiram o carro. Obviamente, tinha que haver um cortejo celeste ao redor e proteger a imagem de Nosso Senhor Jesus. O comboio viajou pela costa da Itália a partir de La Spezia, quase a Pisa, após o que os bois se mudou para o interior. Por fim, o carro trouxe o Crucifixo milagroso para a cidade de Lucca, onde parou na frente de três igrejas antes de ele finalmente parou nas portas da Catedral.


 
Foi reverentemente colocado na Catedral, onde se manteve até hoje.

Tornou-se um importante santuário de peregrinação por toda a Europa. Era quase obrigatório para um peregrino que parar em Lucca, no Santuário do Santo Volto antes de continuar a Roma. Houve até uma certa estrada eram para viajar na Idade Média, chamado de Romea Ria ou Francigena.

A Lenda do Santo e o violinista. Século 16 xilogravuras por Hans Burgkmair
Milagres atribuídos a Nosso Senhor Jesus através do Santo Volto ocorreu quase imediatamente após a Cruz Milagrosa foi colocada na Catedral. Palavra dos milagres espalhou por toda a Itália e, conseqüentemente, toda a Europa. Lucca é uma cidade corredor trazendo vagões e carros do Mar Mediterrâneo para Florença.

Hoje podemos vê-la na Catedral de San Martino, Lucca. No dia 13 de setembro é comemorada a “Festa da Santa Cruz”, onde o povo em procissão com roupas típicas medievais levam o Volto Santo da igreja de San Frediano, primeiro lugar que abrigou a imagem, até a catedral onde hoje ela é encontrada. A cidade é adornada com tochas e galhardetes para dar todo um clima da era medieval.

Mas muito mais que uma lenda, ele é um ícone de fé, de união entre os Luccheses, que ainda hoje leva multidões às ruas da velha cidade nos dias de festa.

Discover-Catholic-Miracles




Volto Santo of Lucca

Piero di Cosimo
about 1505-1510
Oil on panel, 160 x 120.5 cm
Budapest, Szepmuveszeti Muzeum

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...