terça-feira, 30 de junho de 2015

Concluída na Itália a restauração da chamada “Capela Sistina de Milão”

Milão - Itália 

O antigo templo de São Maurício de Milão, propriedade das religiosas Beneditinas até a supressão do convento por parte de Napoleão, terminou as obras de restauração que permitem apreciar as notáveis obras de arte sacra que lhe mereceram o título de "Capela Sistina de Milão". Durante quase 30 anos se realizaram notáveis esforços graças a donativos anônimos para revelar os afrescos e pinturas ocultos pela passagem do tempo.



"Em 1985, quando começamos a trabalhar, o templo estava em um estado de absoluta degradação", explicou à imprensa Paola Zanolini, diretora do projeto de restauração. "A operação de limpeza foi de longe a mais difícil, devido a que uma crosta negra que cobriu as cores brilhantes características da pintura lombarda do século XVI descansava sobre uma pintura muito frágil". Além da perda das cores, a edificação apresentava infiltrações de água e sedimentos de sais por esta causa.

O mosteiro foi edificado na era carolíngia e o templo atual foi concluído em 1509, seguindo as normas da clausura, por quanto existem duas partes separadas: a pública e a destinada às religiosas. Durante a maior parte do século XVI se continuou a rica decoração do interior do templo, principalmente com o patrocínio da família Bentivoglio, a qual pertenciam quatro religiosas. O convento foi expropriado por Napoleão e os desenvolvimentos posteriores em torno do mesmo, como a construção de vias e edificações circundantes, comprometeram sua conservação, originando rachaduras e infiltrações que afetaram notavelmente as obras de arte.

As decorações internas do antigo templo incluem obras dos discípulos de Leonardo Da Vinci, entre os quais se destaca Bernardino Luini. A conclusão da obra em 1570 incluiu trabalhos na fachada, afrescos na contra fachada e a peça principal do altar, feitos pelo artista Antonio Campi. (GPE/EPC)

Fonte: Gaudium Press

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...