sexta-feira, 19 de junho de 2015

Exposição: Guarda Suíça Pontifícia



Pela primeira vez no Brasil, a mostra, que esteve no Peru, apresenta, em painéis e gigantografias, o menor e mais reconhecido exército no mundo! 
Museu de Arte Sacra de São Paulo – MAS-SP, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, apresenta, a partir de 04 de junho, exposição temporária "Guarda Suíça Pontifícia", com produção de Présence Suisse / DFAE e da Embaixada da Suíça no Brasil. A mostra apresenta cerca de 13 painéis e 4 gigantografias, nas quais se observa a história e o trabalho da Guarda Suíça, assim como da cultura do país e a do Vaticano.
Composta por um pequeno exército de cerca de 110 soldados, a Guarda Suíça protege o Papa desde 1506. Por trás de um uniforme, que fascina aos turistas no Vaticano, se escondem verdadeiros guarda-costas, encarregados de proteger, até com a vida, o Santo Pontífice do terrorismo, ameaças e extremistas religiosos. Sua história tem origem no século XVI, quando o papa Julio II (1503-1513) pediu ao rei católico da Suíça que lhe mandasse um grupo de soldados para a sua segurança pessoal. 
Sua peculiar vestimenta foi desenhada por Jules Répond, então Capitão da Guarda. É de uma malha de cetim, nas cores azul-real, amarelo-ouro e vermelho-sangue. O capacete é ornado com uma pluma de cor vermelha e as luvas são brancas. É um uniforme elegante que simboliza a nobreza e o orgulho de servir ao Sumo Pontífice. 
Pela primeira vez no Brasil, O Museu de Arte Sacra de São Paulo tem a honra de receber esta exposição única, organizada pelas autoridades suíças, aqui representadas pelo Cônsul Geral da Suíça em São Paulo, Sr. Claudio Leoncavallo, e que, a partir da cidade de São Paulo, dará início a uma rica e frutífera itinerância. 

Exposição "Guarda Suíça Pontifícia"
Produção: Présence Suisse / DFAE e da Embaixada da Suíça no Brasil
Abertura: 04 de junho de 2015, quinta-feira, às 11h
Período: 04 de junho a 02 de agosto de 2015
Local: Museu de Arte Sacra de São Paulo – www.museuartesacra.org.br
Endereço: Avenida Tiradentes, 676 – Luz, São Paulo
Tel.: (11) 3326.3336 – agendamento de visitas monitoradas
Horário: quarta a sexta-feira das 9h às 17h; sábados e domingos das 10h às 18h
Ingresso:R$ 6,00 (estudantes pagam meia entrada); Grátis aos sábados. 
Isentos: idosos acima de 60 anos, crianças até 7 anos, professores da rede pública (com identificação) e até 4 acompanhantes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...