domingo, 7 de junho de 2015

O Armário das setenta relíquias

O retábulo-relicário de grande beleza é restaurado

Texto de E. Gancedo 



Contém setenta relíquias pertencentes a vários santos, e um suposto pedaço da Santa cruz de Cristo, o lignum crucis. É um retábulo-relicário do século XVI que foi completamente restaurado por alunos da Escola de Arte de León para a Fundação " Las Edades del Hombre".

Ainda no dia 28/05, os trabalhadores da fundação foram até a sede da escola de León para cuidar do trabalho de restaurado. "Se trata de um armário-relicário do convento das Irmãs Concepcionistas Franciscanas de Berlanga de Duero (Soria), que foi restaurado por três anos lectivos no centro", informou o Departamento de Conservação e Restauro de Bens Culturais da Escola de Arte, acrescentando que as intervenções têm envolvido grupos de alunos, através de temas como "Princípios técnicos e metodológicos: materiais orgânicos", "Práticas de  conservação e restauro de pintura: suportes inorgânicos", "Química, física e biologia aplicadas na conservação-restauração" e "Conservação preventiva".

Durante o processo foram realizados vários tratamentos de desinfecção, fixação, construção, limpeza, reintegrações volumétricas, reintegrações cromáticas e proteção "em um trabalho que compreendem materiais de natureza orgânica e inorgânica. A peça contém duas pinturas a óleo sobre cobre, uma pintura a óleo sobre madeira, duas pinturas de óleo sobre tela, pintura do painel em todo o relicário com decoração de dourado e estofado, quatro latões e uma figura de cerâmica sobre tela. Destaca também em vários "encasilhamentos" setenta relíquias pertencentes a vários santos", especificou a Escola de Arte e de Conservação e Restauro de Bens Culturais de León.

A obra tem servido por sua vez, como base para o trabalho de um grupo de professores de Ensino Superior, sob a direção da Professora Maria Cabezas Rodríguez, que estabeleceu um protocolo de atuação para elaboração de comunicados e que servirão como base para os futuros exercícios de estudantes no centro.

A promotora do relicário foi Dona Ana de Sotomayor, "era camarera-conselheira e a mão direita da Duquesa de Berlanga de Duero, relacionado com a família da casa de Velasco" acrescentou o professor Jorge Martinez Montero, lembrando que ela mandou elaborar o relicário em 1578 exaltando a figura de sua filha, Ana María de Garibay (a obra inclui uma pequena imagem dela), falecida aos 10 anos e assim, foi para um convento que "a família mantinha uma intensa relação".

Fonte: Diário de León. ES

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...