A Fundação de Arte de Ouro Preto | FAOP torna público o edital 01/2015 para o processo seletivo do Curso Técnico em Conservação e Restauro para o segundo semestre de 2015.
São oferecidas 40 vagas, sendo 20 para o período da manhã e 20 à noite. As vagas são isentas de mensalidades e preenchidas de acordo com a classificação e matrículas.
Com a finalidade de formar profissionais técnicos, em nível médio, capacitados para analisar, diagnosticar e intervir em bens culturais móveis nas áreas de papel, escultura policromada e pintura de cavalete. O futuro profissional pode atuar em museus, fundações, órgãos de preservação, bibliotecas, arquivos, ateliês, obras de restauração, entre outras atividades relacionadas com a preservação do patrimônio cultural.
Reconhecido pelo Ministério da Educação | MEC, o curso possui estrutura sólida e conta com ateliês equipados e um qualificado corpo docente.
Para se inscrever, os interessados devem ter concluído ou estar cursando a partir do 2° ano do ensino médio.
As inscrições para o processo seletivo, no valor de R$60,00, acontecem pelo site da FAOP –www.faop.mg.gov.br – de 28 de maio a 23 de junho. As provas serão realizadas no dia 27 de junho, sábado, das 9h às 12h em local a ser informado até o dia 24 de junho.
Sobre o Curso Técnico em Conservação e Restauro
O Curso Técnico em Conservação e Restauro é nacionalmente reconhecido e aprovado pelo MEC, desde 2002.
É destinado àqueles que já concluíram ou estão cursando o ensino médio a partir do 2º ano, e o ingresso é feito através de processo seletivo.
O Curso Técnico de Conservação e Restauro é estruturado de forma a oferecer ao futuro profissional a base teórico-científica e a qualificação técnica necessária para intervenções de restauro, conscientes e adequadas, em acervos de papel, escultura policromada e pintura de cavalete.
Tem sua grade curricular distribuída em quatro módulos semestrais, com carga horária total de 1552 horas, incluindo o estágio curricular.
O processo ensino-aprendizagem é conduzido de modo a aliar a fundamentação conceitual à vivência prática. Nos dois primeiros módulos, a carga horária teórica é intensa, fornecendo a formação conceitual. O aluno tem sempre diante de si situações – inicialmente simuladas e posteriormente com acervos reais comunitários -; todo o processo é orientado pelos professores de ateliê que contam com a parceria de toda a equipe técnica e pedagógica do Núcleo.
As atividades de restauração dos acervos comunitários integram o estágio curricular que está inserido nas práticas de ateliês: para concluir o curso, o aluno realiza estágio nas três áreas de atuação – papel, escultura policromada e pintura de cavalete – que se encerra mediante relatório final. Esta estratégia de ensino-aprendizagem garante aos alunos uma formação consistente, com segurança para atuação no mercado de trabalho e, às comunidades guardiãs, o tratamento necessário e adequado aos seus acervos, propiciando longevidade à preservação dos bens.
Fonte original da notícia: www.cultura.mg.gov.br / Defender
Nenhum comentário:
Postar um comentário