segunda-feira, 15 de junho de 2015

A Coroação da Virgem de Fra Angelico

Uma descrição muito relevante sobre o quadro de Fra Angelico. (texto original em espanhol)

"A Coroação da Virgem" é uma das mais belas obras de (tempera sobre painel, entre 1434-1435 no Museu do Louvre, Paris - França), Fra Angelico. Ele realizou várias obras com este tema, e esta foi feita para a Igreja de São Domingos de Fiesole, e é um dos quadros mais famosos e de mais alta qualidade de Fra Angelico. As cores vivas e frescas dão luminosidade ao conjunto, destacando o uso do azul para o céu sem folha de ouro. A obra mostra ainda imagens da vida de São Domingos.


A coroação da Virgem por Fra Angelico
Museu de Louvre, Paris - França

A visão da cena é muito baixa, permitindo centralizar o olhar na cena principal que é a coroação da Maria. Na parte inferior há um grupo de santos e santas ajoelhados contemplando a cena, cada um carregando um objeto que permite reconhecê-los. No núcleo vemos Santa Maria Madalena ajoelhada, de costas levando o frasco de perfume, ao seu lado Santa Catarina de Alexandria com a roda e Santa Inês com cordeiro. No centro esquerda vemos São Nicolau de Bari com mitra de bispo e báculo, sua capa mostra imagens da Paixão de Cristo, ao lado de São Francisco e Santo Antonio.


Detalhe da capa mostra imagens da Paixão de Cristo

Atualmente, existem dois quadros da "Coroação da Virgem", de Fra Angelico. Um deles está na Galeria Uffizi, em Florença - Itália. E este que destacamos aqui. Se menciona a autoria do trabalho de Fra Angelico em um manuscrito da Biblioteca Nazionale di Firenze, e Giorgio Vasari descreve a sua localização na igreja de Santo Egídio em Florença.


Detalhe da Virgem, Coroação da Virgem,
 trabalho de Fra Angelico

Em geral tem a ideia que a obra foi originalmente pintada por volta de 1434 (alguns anos após a pintura similar de Uffizi), perto de Florença, onde Fra Angelico era um monge e para o qual ele também pintou o "Retábulo de Fiesole" (1424-1425) e "Anunciação", que agora está no Museu do Prado. A pintura foi trazida para a França, como consequência dos saques das Guerras Napoleônicas. Como várias outras obras de arte, ele não virou as costas sob o pretexto de seu grande tamanho.


Detalhe das cores vivas e frescas que dão luminosidade ao conjunto

O trabalho apresenta várias diferenças em relação a anterior "Coroação" agora no Uffizi. O fundo dourado desapareceu, substituído por um céu azul claro e mais realista. A composição é mais avançada, talvez uma inspiração introduzida por Masaccio. Angelico aqui representa um cibório gótico rico com escalonada tríplice, apoiada por uma série de escadas de mármore policromado, como todo o conjunto da coroação. Elementos como colunas salomônicas mostram semelhanças com tabernáculos pintados dos afrescos da Capela Niccoline em Roma.


São Nicolau de Bari com mitra de bispo e báculo

O trabalho foi executado com ampla ajuda de assistentes, especialmente em todos o lado direito: por exemplo, a roda de Santa Catarina está pintada com grande proximidade e alguns dos santos deste lado tem rostos menos expressivos.

A pintura tem uma "predella", um conjunto de pequenas pinturas abaixo com cenas retratando os Milagres de São Domingos e no meio, a Ressurreição de Cristo. Como nos outros trabalhos, Angelico faz nestas cenas um amplo uso da perspectiva geométrica, reforçada pelo uso de arquiteturas alternativamente, vazias e cheias.


Maria Madalena ajoelhada e de volta usando o frasco de perfume,

Como na pintura de Florença, os anjos e os santos formam uma audiência ao redor da cena central, mas os números são definidos e alguns são mostrados por trás, e os pisos são pintados de acordo com a perspectiva geométrica. Pope-Hennessy acha que os anjos foram influenciados pelos da Capela São Brizio na catedral de Orvieto (1447).


A coroação da Virgem, trabalho de Fra Angelico na Galeria Uffizi

Fonte: El Poder del Arte

Um comentário:

  1. Parabéns pelo blog!

    "A arte é um resumo da natureza feito pela imaginação." Eça de Queiroz

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...